Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

24 de julho de 2024

Instituto Usiminas dá início à segunda edição do Escola Parceira em Cubatão

 | Jornal Acontece

Iniciativa patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, levará uma série de atividades de arte-educação a alunos da Rede Pública

 

Uma programação pautada pela arte-educação movimenta o segundo semestre da UME Padre Antônio Olivieri Filho, no Jardim Casqueiro, em Cubatão. A Unidade foi a escolhida para receber a segunda edição do programa Escola Parceira, realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A escola atende 300 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e receberá, de julho a novembro, uma programação cultural e educativa com 16 ações distribuídas em cerca de 130 horas de atividades entre espetáculos, oficinas de arte, dança, música e teatro, mostra de trabalhos e concurso de redação e desenho.

 

 

O programa marcou o retorno das férias com workshop para professores e educadores e apresentação de espetáculo didático para os alunos. A abertura para toda a comunidade escolar foi nesta terça-feira (23/7), com apresentação do espetáculo didático  “Sorriso é Coisa Séria”, do Coletivo Komboio Cultural, com audiodescrição e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Na oportunidade, os alunos foram motivados a participarem do concurso de desenho e redação com o tema “Nossa Escola, Nosso Futuro: Cultivando Respeito e Paz”, que terá como premiação, notebooks.

 

 

As atrações e temáticas abordadas na programação dialogam com a cultura de paz, respeito às diferenças e afetividade, identificados em construção coletiva com a equipe pedagógica da unidade escolar. As ações do programa estão em conformidade com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.  

 

 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, reforça que a segunda edição do Escola Parceira reforça a atuação da Usiminas junto à comunidade por meio da educação. “Acreditamos que a empresa e a comunidade precisam caminhar juntas e a educação é um importante fator para a transformação social. Nesse sentido, o Programa é uma das formas de fortalecermos essa parceira”. Em 2023, o Escola Parceira atendeu a 240 estudantes da UME Jayme João Olcese, no bairro Jardim Anchieta.

 

 

A diretora da UME Padre Antônio Olivieri Filho, Graciete Laura Simões, ressalta que a chegada do programa gera grandes expectativas na comunidade escolar. “Estamos animados com o programa. Nossos alunos e professores tem muito a ganhar. Agradecemos à Usiminas por essa oportunidade de crescimento”.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de julho de 2024

Coletivo 302 inicia apresentações de ‘Vila Socó’ no Festival Mirada

Leia mais

24 de julho de 2024

Pedal da Mulher promove saúde e bem estar

Leia mais

24 de julho de 2024

Didi Gomes é destaque na Tenda Cultural da Vila Couto no próximo fim de semana

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.