02 de março de 2018
Investimento
Prefeitura fecha 2017 com investimentoem educação superior ao exigido
No índice final do ensino, Prefeitura investiu 26,90%; no Fundeb dos 95% exigidos, foram aplicados 99,36%; e no magistério do mínimo de 60%, Guarujá chegou a 90,06%
Investir na educação é um dos principais compromissos da Prefeitura de Guarujá. Prova disso, é que a Secretaria de Educação encerrou o ano de 2017 com índices bastante satisfatórios. No que diz respeito aos investimentos realizados no setor, Guarujá superou todos os índices, com níveis acima do que são determinados conforme legislação.
No índice final do ensino, que são recursos oriundos de impostos, o mínimo exigido para investimento é de 25%, estipulado na Constituição Federal. Neste aspecto, a Prefeitura chegou ao patamar de 26,90%.
Já sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a obrigatoriedade é que seja realizado investimento superior a 95%. No entanto, Guarujá atingiu um patamar de quase 100%, ou seja, de 99,36%.
Por fim, o índice de investimento com Magistério (salários) tinha a exigência de 60% de investimento, mas a Secretaria de Educação ultrapassou esse dado, fazendo um aporte de 90,06%.
Os dados refletem o investimento anual realizado pela Prefeitura na área da educação, o que inclui uma série de ações. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Renato Pietropaolo, os índices positivos demonstram a preocupação da Prefeitura em prioridades de eficiência e de responsabilidade fiscal. “O forte investimento revelado nesses dados foi principalmente com relação às parcerias com as entidades conveniadas e manutenção das escolas”, frisou.
O chefe da pasta acrescenta ainda que os índices referentes ao primeiro ano do atual governo municipal se mostram excelentes. Afinal, a Prefeitura conseguiu consolidar e realizar todo o fechamento de 2017, referente aos gastos do ensino e Fundeb, bem como seus respectivos índices.
“Isso demonstra que o prefeito Válter Suman, quer e vem conseguindo garantir uma educação de qualidade. Portanto, se queremos uma melhora do ensino no nosso Município – que tanto sofreu nos últimos anos – é necessário que façamos o devido investimento”, declarou o vice-prefeito.