24 de setembro de 2024
Itanhaém recebe sessões de cinema do Pontos MIS nesta terça (24)
Itanhaém recebe, a partir desta terça-feira (24), quatro sessões de cinema do programa Pontos MIS. Todas as sessões são gratuitas e acontecem na USF Guapurá (Rua Benedito Gonçalves Mendes, 47 – Guapurá) e no Gabinete de Leitura José Rosendo (Praça Carlos Botelho, 149 – Centro).
Na terça-feira (24), a partir das 9 horas, a USF Guapurá realizará a projeção do clássico Adorável Vagabundo (1941), de Frank Capra. No filme, por meio de uma carta enviada para o jornal, um repórter revela que irá se suicidar no Natal, como um protesto contra a corrupção e pobreza. O jornal tem uma ideia inusitada, e as coisas saem do controle. Consta na lista da AFI de 100 melhores filmes de todos os tempos e foi indicado ao Oscar de melhor história. Um dos filmes mais vistos no Natal até hoje, com um roteiro referência por Syd Field.
Ainda na terça-feira (24), a partir das 19 horas, o Gabinete de Leitura José Rosendo receberá o filme nacional Mar Brasileiro, de Luciano Oreggia. Neste documentário, a jovem pesquisadora Katharina Grisotti, percorre a costa brasileira para conhecer de perto projetos ambientais com foco na preservação dos mares brasileiros. Na jornada, Katharina encontra muito mais do que boas iniciativas. A pesquisadora se depara com histórias de vida, que como a dela própria, escolheram seguir o caminho da proteção ambiental e com suas ações estão ajudando a melhorar o mundo. (Via Produtora Brasileira)
Já na quinta-feira (26), a partir das 19h30, o Gabinete de Leitura José Rosendo recebe o italiano A Versão de Anita (2023), de Luca Criscenti e Juan Zapata. Na obra, repassamos a biografia de Anita Garibaldi a partir de uma nova perspectiva, contando sua vida 200 anos após o seu nascimento, com sua voz, através de seus olhos e com seu ponto de vista muito pessoal. Anita está de volta. Ela está disposta a contar sua história… da qual nem todo mundo irá gostar.
Para finalizar, na sexta-feira (27), a partir das 19 horas, o Gabinete de Leitura José Rosendo recebe o clássico Crepúsculo dos Deuses (1950), de Billy Wilder. No filme, uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Sendo assim, ela contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O escritor acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.
PONTOS MIS
É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.