Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

02 de dezembro de 2022

Jardim Botânico de Santos tem ampla programação para dezembro

 | Jornal Acontece
Dezembro chegou e, com ele, uma programação recheada de atividades gratuitas no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli s/nº, Bom Retiro). A maior parte das ações são presenciais e envolvem desde exercícios físicos à conservação ambiental e iniciativas solidárias, para todas as idades.
 
 
Neste sábado (3), haverá o Aulão Solidário de Natal em parceria com a Academia Box Quinze. A atividade unirá um aulão de crossfit com a arrecadação de brinquedos para as crianças do Projeto Tia Egle. Para participar, basta levar um brinquedo para doação.
 
 
Nos dias 4 e 11 (domingos), das 11h às 17h, o parque conta com a Feira do Coletivo de Artesãs da Zona Noroeste, com atrações culturais como dança, música e artesanato.
 
 
Às terças-feiras (dias 6, 13, 20 e 27), das 8h às 10h e das 14h às 16h, haverá visitação monitorada ao Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau), onde os participantes aprenderão sobre o ciclo completo da matéria orgânica. Ao final da atividade, os visitantes ganharão uma garrafa de biofertilizante, um dos insumos da compostagem realizada no Cacau.
 
 
Na próxima quinta (8), inclusive, os visitantes poderão colocar a mão na massa durante o mutirão no Cacau, das 9h às 11h. Nesta atividade, os participantes farão a manutenção e conservação do Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana junto com uma equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
 
 
Toda quinta-feira (8, 15, 22 e 29), das 14h às 16h, é dia do Projeto “Quem Planta, Colhe”. Realizada com o objetivo de revitalizar os canteiros ociosos do parque, a iniciativa abrange temas relacionados à agricultura urbana e compostagem, como plantio, manutenção sazonal dos canteiros e características botânicas das plantas cultivadas, sempre assessorados pelos membros da Educação Ambiental do parque. Parte da produção pode ser levada pelos participantes, fazendo jus ao nome do projeto: aquele que planta, pode colher.
 
 
No dia 10 (sábado), haverá mais uma atividade envolvendo exercícios físicos: o Treino de Final de Ano Ironlife, em parceria com a academia que leva o mesmo nome. Diferenciada dos treinos habituais, a iniciativa promove uma confraternização em comemoração ao final do ano.
 
 
Já no dia 14 (quarta-feira), das 11h às 12h, os visitantes comparecerão à feira livre do bairro para recolha de matéria orgânica. Como os métodos de compostagem em leira termofílica e pallet, por exemplo, necessitam de grande quantidade de matéria orgânica para formar húmus e biofertilizante, é preciso, ao menos uma vez ao mês, recolher um volume expressivo de matéria, visando maior eficiência na geração dos insumos da compostagem.
 
 
Quem passar pelo parque no dia 20 (terça-feira), das 9h às 11h, poderá levar para casa uma muda ornamental de forração produzida pelo parque. Serão distribuídas espécies vegetais de pequeno porte, que formam um “tapete” em canteiros e jardins, agregando cores e uniformidade ao ambiente. Será entregue uma muda para cada participante, com número limitado de 50 mudas.
 
 
Quem é fã de pássaros poderá participar, no dia 21 (quarta), da Oficina de Observação de Aves, que acontece das 8h às 10h. Ministrada pelo biólogo André Olmos, a atividade acontece na terceira quarta-feira de cada mês, no espaço reformado do observatório, e tem o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre a prática de observação de aves, a fim de promover a conservação ambiental das espécies.
 
 
ATIVIDADES ON-LINE
 
 
Duas datas importantes para o meio ambiente serão comemoradas on-line, por meio das redes sociais do Jardim Botânico, em dezembro: o Dia do Jardineiro (15) e o aniversário da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no dia 19. Nas datas, serão postados folders no Facebook (https://pt-br.facebook.com/jardimbotanicodesantos/) e Instagram (https://instagram.com/jardimbotanicosantos?igshid=YmMyMTA2M2Y=) sobre as temáticas do dia para estimular reflexões ambientais nos munícipes.
 
 
SERVIÇO 
 
 
O Jardim Botânico Chico Mendes funciona todos os dias, das 7h às 18h. A entrada é gratuita.
 
 
 
Foto:Carlos Nogueira
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de dezembro de 2022

Santos se transforma na capital do rock neste fim de semana; confira as atrações

Leia mais

02 de dezembro de 2022

Procópio Ferreira tem espetáculo de balé ‘Laços Inquebráveis’ neste sábado (18)

Leia mais

02 de dezembro de 2022

Festa Cigana no Guarujá neste fim de semana

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.