06 de dezembro de 2023
Jovens das Oficinas Querô realizam estreia de seus curtas-metragens na próxima terça (12/dez)
Com 17 anos de história, Projeto já capacitou cerca de 600 jovens da Baixada Santista
Chegou a hora de assistir os filmes produzidos pelos jovens das Oficinas Querô 2023! Este ano, foram quatro curtas-metragens (3 documentários e 1 ficção), todos produzidos por jovens de 14 a 24 anos, de baixa renda e estudantes de escolas públicas. A Sessão de Estreia acontece nesta terça (12/dez), às 19h, no Cine Roxy do Gonzaga (Santos/SP), para amigos, parceiros e convidados.
Com patrocínio master da CMOC e Petrocoque e patrocínio da IBM, Brasil Terminal Portuário, Banco Votorantim, TK Elevadores e Usiminas, este ano mais de 300 jovens da região se inscreveram para participar das Oficinas Querô 1º ano e 40 foram selecionados.
Entre os filmes produzidos no ano, estão os documentários “Flores Invisíveis”, “Tons de Amor” e “Amar ao Envelhecer”, produções da turma de 1º ano, que tratam de diferentes questões sociais como o amor na terceira idade, autismo e maternidade interracial.
A turma das Oficinas Querô 2º ano também produziu a ficção “NaLUA”, que conta a história de Luana, uma jovem talentosa que sonha em viver da sua arte, mas com a repentina demissão de sua mãe, ela vê seu sonho ficar mais distante e a dura vivência de mãe e filha gera conflitos entre sonhos e realidade.
Todos os filmes foram roteirizados, produzidos e gravados pelos próprios jovens, sob orientação da equipe Querô e de aulas e tutoria com profissionais do cinema nacional convidados, entre eles, jovens já capacitados pelo projeto, que atualmente seguem carreira como profissionais do audiovisual.
Após lançados, os filmes serão inscritos nos principais festivais de cinema do país e posteriormente disponibilizados publicamente no YouTube do Querô, para que todos tenham acesso, buscando democratizar o acesso ao cinema.
Acompanhe o dia-a-dia das atividades do Querô pelo Instagram (@institutoquero). Mais informações pelo site www.institutoquero.org
Sobre as Oficinas Querô – Com atividades multidisciplinares focadas na democratização e no acesso à cultura, as Oficinas Querô utilizam o audiovisual como forma de socialização de jovens, buscando fortalecer suas identidades, dar voz às suas histórias, adquirir conhecimentos e despertar habilidades para a transformação pessoal e profissional. O curso é gratuito, além de oferecer acompanhamento psicossocial, transporte e a possibilidade de participar de festivais e passeios culturais.
No 1º ano de curso, os 40 selecionados aprendem as principais etapas de uma produção audiovisual, produzindo no mínimo, 3 curtas-metragens. Os jovens que mais se destacam no primeiro ano, têm a possibilidade de, no ano seguinte, ingressarem nas Oficinas Querô 2º Ano, para aprimorarem as habilidades artísticas e técnicas adquiridas, com atividades voltadas às primeiras experiências profissionais e a produção de mais 1 curta-metragem. Até aqui, cerca de 600 jovens já se capacitaram no projeto.
QUERÔ – Com 17 anos de história, o Querô é uma instituição sem fins lucrativos de Santos/SP que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio da capacitação e produção audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social. Até aqui, 450 obras audiovisuais foram realizadas na Instituição, conquistando 110 prêmios.
SERVIÇO
SESSÃO DE ESTREIA DOS CURTAS DAS OFICINAS QUERÔ 2023
Quando: terça-feira, 12 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: Cine Roxy 5 (Avenida Ana Costa, 433 – Gonzaga/Santos)
*Evento somente para convidados