Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

25 de julho de 2017

Julho Amarelo 2017

Testes rápidos e ações marcam data de combate às hepatites virais

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Boa Esperança teve sua rotina alterada na tarde desta segunda-feira (24). Funcionários vestidos com blusas de cor amarela, bexigas e faixas de papel crepom, na mesma cor, enfeitando a unidade, fizeram referência à Campanha Julho Amarelo, de luta contra as hepatites virais. A prevenção às hepatites é lembrada no próximo dia 28, instituído mundialmente como a data referência à luta contra a doença, que é silenciosa e pode matar.
Para se integrar ao calendário, o Município concentrou a campanha  nas ultimas duas semanas e nesta semana intensificou as ações tanto nas unidades quanto fora delas.
Nesta segunda-feira (24) começou com a palestra de Jeová Pessin Fragoso, presidente da Ong Grupo Esperança (http://www.grupoesperanca.org.br/), com sede em Santos, e que desde o ano de 1999 é referência na luta contra a hepatite. Jeová teve a hepatite C e passou, há três anos, por um transplante de fígado.
Além da divulgação das ações preventivas à doença, Jeová explica que a Ong, além de apoiar o portador, interage com os órgãos públicos e privados, técnica e burocraticamente, no intuito de auferir benefícios para os portadores.
A época de lembrança e ação contra as hepatites virais está sendo realizada em todas as unidades que foram enfeitadas e ambientadas, na sala de espera, com as cores e cartazes alusivos ao Julho amarelo. As unidades também estão realizando testes rápidos. Os testes rápidos apontam um resultado positivo (quando há presença do vírus) ou negativo (quando ausente) em 15 minutos após a testagem.
Na sexta-feira (28) a unidade de Saúde da Vila Rã vai realocar parte da equipe no período da manhã, para o supermercado Extra, na Estrada de Pernambuco, para realização dos testes rápidos à população.
A rede pública de Saúde disponibiliza testes gratuitos para hepatites B e C o ano inteiro. Em Guarujá os testes podem ser realizados, habitualmente no Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT) – Rua Quinto Bertoldi, 27, Vila Maia/Centro – telefone (13) 3352-2666. O município também dispõe de vacinas contra hepatites A e B, na rede pública de Saúde.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 de julho de 2017

Usiminas é destaque em duas categorias do Prêmio Aberje 2021

Leia mais

25 de julho de 2017

Unipar apoia projeto "Mempodera" em Cubatão

Leia mais

25 de julho de 2017

ABM realiza webinar sobre os 50 anos do Centro de Pesquisa Usiminas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.