Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

Jornalista, relações públicas e administrador de empresas -
CEO do FAS - maior Fórum de reconversão verde do Brasil; e
Influencer motivacional com foco em sustentabilidade e poder pessoal

29 de abril de 2025

Lincoln Feliciano passa a ser escola cívico-militar

 | Jornal Acontece

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou nesta semana a lista final das 100 escolas estaduais que passarão a adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. A Escola Estadual Lincoln Feliciano está entre as unidades confirmadas.
O programa será implementado em escolas de 89 municípios paulistas, incluindo a capital, cidades da Grande São Paulo, do litoral e do interior. Segundo a pasta, 80 dessas cidades têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual, e 37 estão abaixo da média nacional.

Suspenso por cinco meses em 2024 por ações judiciais que questionaram sua constitucionalidade, o programa foi liberado após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o governo paulista a dar continuidade à iniciativa. No ano passado, o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU) chegaram a considerar o modelo inconstitucional.

Inicialmente previsto para 2026, o programa teve sua implantação antecipada após entendimento da Secretaria da Educação de que havia tempo suficiente para que parte das unidades passasse pela transição ainda em 2025. A decisão foi anunciada pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De acordo com a secretaria, a seleção das escolas considerou o interesse da comunidade escolar, identificado por meio de três rodadas de consulta pública realizadas com 302 comunidades. Participaram da votação pais, responsáveis, alunos com 16 anos ou mais e profissionais da educação. A implantação do modelo foi aprovada quando a escola alcançou quórum mínimo e pelo menos 50% mais um dos votos válidos.
Ao todo, foram contabilizados mais de 106 mil votos, dos quais 87% foram favoráveis à adoção do modelo cívico-militar. Em três escolas, a aprovação foi unânime.
A previsão da Seduc é de que cerca de 50 mil alunos sejam diretamente impactados pela mudança ainda neste ano letivo.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de abril de 2025

Guará Fest encerra neste fim de semana com show gratuito “Roupa Nova In Concert”

Leia mais

29 de abril de 2025

Show ‘Roupa Nova In Concert’ marca encerramento Guará Fest neste final de semana

Leia mais

29 de abril de 2025

Bombeamento da Ilha Caraguatá volta a funcionar contra alagamentos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.