Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

28 de novembro de 2022

Lito do Brasil realiza oficina de violão no Cubatão Sinfonia

 | Jornal Acontece
Será nesta quarta-feira (30), às 14h, na sede do Programa, na Cota 200
 
 

O Programa Cubatão Sinfonia recebe na próxima quarta-feira (30), a partir das 14h, o violonista Manoelito Martins, popularmente conhecido como Lito do Brasil. Com grande experiência internacional, o filho da terra vai dividir o conhecimento que adquiriu nas últimas décadas com os alunos do Programa e demais participantes. A Oficina acontece na sede do Cubatão Sinfonia que fica na Av. Principal, 1016, na Cota 200. Para participar, basta comparecer ao espaço.

 

Manoelito Martins percorre o mundo com sua música, seja interpretando sucessos de compositores consagrados ou canções de sua própria autoria. Começou a estudar música aos 9 anos de idade, formou-se em Violão Clássico pela Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (na época Conservatório Municipal), e é licenciado em Música pela Fundação Lusíadas (Unilus), em Santos. Em 1999, mudou-se para os Estados Unidos, estudando e trabalhando com música. Como intérprete, arranjador e compositor tem 7 álbuns gravados de violão solo e 4 singles com músicas autorais, com selo independente.

 

O coordenador do Programa Cubatão Sinfonia, Eder Crispim, destaca o caráter formativo do evento: “Nossa ideia é sempre agregar conhecimento para os alunos e dar oportunidade para que outras pessoas também compartilhem das experiências que oferecemos aos estudantes. Além disso, é uma alegria muito grande receber um músico do quilate do Lito do Brasil, referência para tantos outros instrumentistas em Cubatão e até mesmo fora do País”.

 

Este sonho sociocultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via lei de incentivo à Cultura por meio da da Secretaria Especial da Cultura ligada ao do Ministério do Turismo, Conta com apoio do Instituto Usiminas.

 

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia a iniciativa. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo destes 14 anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.

 

Mais sobre o Programa Cubatão Sinfonia – Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas gratuitas de música, musicalização infantil, canto coral e dança/expressão corporal.

 

Desde de 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes residentes nas Cotas e outros bairros próximos, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. A ideia é oferecer atividades artístico-culturais a jovens de áreas de vulnerabilidade social. Atualmente são quase 200 estudantes cadastrados na sede que funciona na Cota 200 e também nos braços do Programa que atua em escolas estaduais no Jardim Real (Bolsão Nove) e no Centro.

 

Em 2012 o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre 2.922 projetos de todo o país, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna na categoria “Ação Cultural e Entretenimento”. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

 

 

 

 

Foto: Acervo pessoal do artista
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de novembro de 2022

Prefeitura oferece inscrições para cadastro reserva de estágio até sábado (20)

Leia mais

28 de novembro de 2022

Santos faz parceria para estimular a criação de empregos na área portuária

Leia mais

28 de novembro de 2022

São Vicente abre vagas gratuitas para curso de confeitaria

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.