Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

25 de maio de 2022

Mais de 1.500 alunos participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 | Jornal Acontece

Estudantes representam um universo de 12 escolas: sendo 10 de ensino fundamental I e outras duas de fundamental II

 

Para mostrar o que aprenderam sobre o universo e ciências correlatas, 1.563 alunos da rede municipal de ensino de Guarujá testaram seus conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A 25ª edição nacional da prova aconteceu no último dia 20. Os mais de 1.500 estudantes representam um total de 12 escolas participantes: sendo 10 unidades de ensino fundamental I (1.332) e outras duas de fundamental II (231). A OBA teve apenas uma fase e foi composta por uma prova de 10 questões, que aconteceu nas escolas cadastradas.

 

“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, a Olimpíada proporciona aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, pois envolve o estudo em diversas áreas do conhecimento como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia”, explica o secretário interino de Educação, Walter Fernandes Sório.

 

A proposta da OBA visa fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Tradicionalmente, Guarujá sempre participa da ação e, desde 2017, por exemplo, os alunos da rede municipal de ensino já conquistaram 372 medalhas: 104 de ouro, 126 de prata e outras 142 de bronze. 

 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação, MCTI.

 

O que é?

 

Astronomia – Trata-se da ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. A astronomia é uma das mais antigas ciências.

 

Astronáutica – Pode ser definida como o ramo da ciência e da técnica que se ocupa com máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não tripuladas. Em outras palavras é a ciência e a tecnologia do voo espacial.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 de maio de 2022

Alunos do Colégio ABC vivenciam experiência científica no píer do Casqueiro

Leia mais

25 de maio de 2022

Enem 2025: provas em novembro reúnem mais de 4,8 milhões de inscritos

Leia mais

25 de maio de 2022

Caminhada Cívica celebra Semana da Pátria e inauguração da AMEI Duque de Caxias em São Vicente

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.