Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de julho de 2025

Mais de 50 áreas degradadas serão transformadas em espaços de convivência

 | Jornal Acontece

Projeto Reviverde aposta em revitalizações sustentáveis e integração comunitária para valorizar o espaço urbano

A Prefeitura de Santos deu início ao Projeto Reviverde, iniciativa que vai transformar mais de 50 áreas degradadas e pontos de descarte irregular em pequenos espaços verdes voltados ao lazer, à convivência e à integração social. A proposta é dar nova vida a locais subutilizados por meio de ações de zeladoria, paisagismo, arte urbana e participação da comunidade.

 

Desenvolvido pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), o projeto já mapeou 54 áreas distribuídas por toda a Cidade. As transformações seguem o conceito de acupuntura urbana, com intervenções pontuais que estimulam o uso e a valorização dos espaços públicos.

 

Os locais são indicados pelas cinco prefeituras regionais (Área Continental, Centro Histórico, Morros, Zona Noroeste e Zona da Orla/Intermediária) e também por sugestões enviadas por moradores por meio dos canais Viva o Bairro e da Ouvidoria Municipal.

 

Intervenções em diferentes escalas

A maioria das áreas revitalizadas tem cerca de 20 metros quadrados, incluindo muros e calçadas, mas também há projetos maiores, como o Conviverde, instalado na Rua Pedro Paulo Di Giovanni. Com cerca de 4 mil m², a área abriga a 5ª base do Parque dos Mangues.

 

Primeiras transformações e impacto na comunidade

Entre os espaços já revitalizados estão a Rua Silva Jardim, na Vila Mathias; a Praça Mirante do Cruzeiro, no Morro São Bento; e a Praça Vereador Matsutaro Uehara (Tarô), no Boqueirão.

 

Para o comerciante Silvio Barbosa, que trabalha há anos próximo à Praça Tarô, a mudança foi positiva. “Moradores evitavam passar por aqui à noite. Agora, o fluxo aumentou, o movimento da banca melhorou e eu também trabalho com mais alegria. Todo mundo ganhou”, afirmou.

 

Próximas etapas

Atualmente, as equipes atuam na Rua Tiro Naval, na Vila Nova, onde será construída uma quadra, playground e área de convivência. A previsão é que a obra seja concluída em até 60 dias.

 

Em seguida, o projeto será levado ao Quilombo do Jabaquara, na confluência das ruas Gastão Vidigal e Professor Celso da Cunha Alves. A revitalização, que incluirá paisagismo, grafite e uma placa alusiva ao local, será entregue até o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

 

Outras áreas já confirmadas para receber o Reviverde incluem:

  • Rua Pastor Wesley (Rádio Clube);

  • Deoclécio Augusto Santana e Alfaia Rodrigues (Estuário);

  • Frei Vital com Liberdade (Embaré);

  • Novos trechos na Pedro Paulo Di Giovanni.

 

Cidade mais verde e participativa

Segundo o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, o projeto vai além da recuperação física. “Promove qualidade de vida, fortalece o vínculo entre moradores e território, e é construído com participação da população”, afirmou.

O arquiteto Alessandro Lopes, um dos idealizadores, reforça o caráter colaborativo da ação. “Queremos ressignificar espaços ociosos, levando cor, vida e função social. O Reviverde combina cuidado urbano, natureza e escuta ativa para uma cidade mais humana e sustentável”, completou.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de julho de 2025

Referência nacional em ciência oceânica, Andrea Cancela confirma presença no FAS, nesta segunda

Leia mais

18 de julho de 2025

UNIFESP e Cubatão firmam parceria estratégica durante Fórum Aliança Sustentável

Leia mais

18 de julho de 2025

Santos abre inscrições para curso gratuito de Monitor Ambiental

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.