Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de novembro de 2024

Médica especialista explica a diferença entre os tipos de pílulas do dia seguinte disponíveis no mercado

 | Jornal Acontece

A de dose única deve ser tomada o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas para alcançar 98% de eficácia; a de duas doses tem eficácia de 95% quando tomada nas primeiras 24 horas após o ato sexual

 

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência recomendado quando há falhas em outros métodos já adotados pela mulher.

 

Conforme explica Dra. Liliane de Melo Guimarães, médica ginecologista e consultora da DKT South America, empresa fornecedora de soluções voltadas para o planejamento familiar, empresa fornecedora de soluções voltadas para o planejamento familiar, ela deve ser usada em situações como ruptura do preservativo no momento da ejaculação, esquecimento da pílula anticoncepcional convencional e também em casos de violência sexual.

 

“O principal objetivo da pílula do dia seguinte é inibir a ovulação e, assim, dificultar a incidência de

gravidez. Caso a mulher não tenha ovulado, o anticoncepcional de emergência deverá impedir ou retardar a liberação do óvulo, evitando a fertilização”, explica a médica, lembrando que há dois tipos de pílulas do dia seguinte: de dose única e de duas doses. Ambas são administradas por via oral, mas há algumas diferenças entre elas.

 

A primeira deve ser tomada o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas. “Quando a paciente faz o uso do medicamento corretamente, a eficácia da pílula de dose única é de 98%”, esclarece Dra. Ao passar das 72 horas, ocorre diminuição da eficácia, uma vez que quanto mais longe do momento do sexo desprotegido for a administração do remédio, menos eficaz ele será.

 

Já a administração da pílula do dia seguinte de dois comprimidos é diferente: a primeira dose deve ser tomada logo após a relação sexual, e a segunda, 12 horas depois da primeira. Assim, elas diminuem drasticamente a chance de fecundação do óvulo, atingindo eficácia de 95% quando tomada nas primeiras 24 horas após o ato sexual. A médica lembra que, se administrada entre 24 e 48 horas depois do sexo desprotegido, sua eficácia é de cerca de 85%; 49 e 72 horas após o ato sexual, cai para 58%.

 

“Uma das principais vantagens da pílula do dia seguinte é que ela funciona mesmo no período fértil, já que ela tem um mecanismo para impedir a gravidez. Entretanto, é importante lembrar que é um método de emergência e é fundamental que a mulher adote outras formas de evitar a gravidez”, ressalta a ginecologista. Ela lembra ainda sobre a importância de se utilizar o preservativo para prevenir ISTs.

 

A médica salienta ainda que a DKT Brasil oferece uma pílula de emergência, de dose única, capaz de evitar a gravidez em 98% dos casos. Mas ela reforça que, como qualquer pílula do dia seguinte, trata-se de um método com alta dose hormonal que não deve ser usado com frequência.

 

_____

Sobre a DKT South America

DKT South America atua de forma efetiva para conscientizar a população sobre a importância do uso de métodos contraceptivos, com foco no Planejamento Familiar e na Prevenção de ISTs e HIV/AIDS e Gravidezes Indesejadas. Ao longo da sua atuação no Brasil e na América do Sul, a empresa é a marca líder no Planejamento Familiar e acredita que todos os casais têm a liberdade de escolher a quantidade de filhos, e quando é o melhor momento para construir uma família. Logo, as DKTs se retroalimentam subsidiando as outras DKTs no mundo para que o planejamento familiar chegue em regiões vulneráveis e distantes. Para saber mais, acesse o site e conheça também as demais plataformas de DKT: DKT SalúDKT Academy e Use Prudence.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de novembro de 2024

Inscrições abertas para 2º Mutirão de Implanon

Leia mais

11 de novembro de 2024

Hospital Ser Piero promove campanha de doação de lenços em apoio ao Outubro Rosa

Leia mais

11 de novembro de 2024

Programa "Mulheres de Peito" chega oferecendo exames gratuitos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.