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Jornal Acontece

07 de março de 2023

Mês das Mulheres: conheça as iniciativas de empresas para empoderar as mulheres em seu ambiente profissional e social

 | Jornal Acontece

O mês de março é marcado pela celebração do Dia Internacional das Mulheres. A data, que é comemorada no dia 08, simboliza uma jornada de manifestações em prol de melhorias salariais, equidade de gênero, pelos direitos de ir e vir, pela liberdade e pela igualdade. Nos últimos anos houve grandes avanços, especialmente no que se refere à liderança feminina, mas ainda assim, precisamos de mais representatividade em cargos-chaves nas organizações.

 

De acordo com um relatório divulgado em 2022 pela Women in the Workplace 2022 da McKinsey & Company em parceria com o LeanIn.Org, quando falamos em liderança sênior, apenas 1 em cada 4 líderes de alto escalão é uma mulher e apenas 1 em 20 é uma mulher negra. Outra informação que chama atenção é que, apesar do progresso ao longo dos anos, as mulheres ainda estão drasticamente sub-representadas na liderança, já que para cada 100 homens promovidos de nível básico a gerente, apenas 87 mulheres são promovidas e 82 mulheres negras chegam ao cargo de gerência.

 

Ao reconhecer a importância de capacitar, desenvolver e empoderar as mulheres para ocuparem os espaços que desejarem na organização e na sociedade, muitas empresas investem em programas, ações e iniciativas com este viés. Confira abaixo algumas delas:

 

 

Grupo Carrefour Brasil
 

O programa Grupo Carrefour com ELLAs é uma iniciativa que formou e empoderou 500 mulheres no ano passado e retorna este ano com o propósito de contribuir com a formação de mais de 700 mulheres de toda a organização. Por meio de encontros on-lines, com duas horas de duração, são abordados temas-chaves para o sucesso, tais como: Elegância, Liderança, Liberdade e Audácia (ELLAs). Separado em quatro módulos, o treinamento desenvolve as profissionais do ponto de vista de liderança, postura, posicionamento e outros temas, com o propósito de apoiá-las, capacitá-las e desenvolvê-las em todos os negócios e áreas da empresa em seu ambiente profissional e pessoal.
 

 

COMEX – Comitê Executivo – Grupo Carrefour Brasil: Como forma de representar as mulheres em cargo de liderança, atualmente o Comitê Executivo da organização é formado por quatro mulheres: Cátia Porto, Vice-Presidente de Recursos Humanos; Maria Alicia, Diretora Executiva de Engajamento; Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property e Ana Hieaux, Vice-presidente Jurídico e Compliance.

 

Aeris Energy
 

A Aeris Energy, empresa cearense líder na fabricação de pás eólicas na América Latina, promove o ELAS (Escola de Liderança Feminina), projeto de capacitação e desenvolvimento para cargos de liderança. Em 2022, o ELAS contou com 22 mulheres no programa e, atualmente, a Aeris conta com 53 lideranças femininas.

 

 

Promover a equidade de gênero, com igualdade de oportunidades para homens e mulheres, é um compromisso da Aeris que também se reflete na composição de seu Conselho de Administração.

 

 

Desde 2020, o Conselho de Administração da Aeris também conta com a participação de mulheres. Isto faz parte Agenda 2030, que desenvolve iniciativas alinhadas aos princípios do Pacto Global. Dentre eles estão:

 

  • Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte.
  • Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

 

Raízen

 

A Raízen, empresa integrada de energia, conta com a meta pública de alcançar, até 2025, ao menos 30% de mulheres em cargos de liderança, sendo que atualmente 23% das posições de liderança na companhia são ocupadas por elas. Essa ambição faz parte de uma série de compromissos públicos da Raízen para até 2030, com temas que estão alinhados a 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda global da ONU.

 

Como parte das estratégias de equidade de gênero, a companhia faz parte do Movimento Mulher 360, grupo que reúne mais de 50 grandes empresas comprometidas com a diversidade e a ampliação da participação feminina no ambiente corporativo. Além disso, é signatária da ONU Mulheres e foi certificada com o selo Women on Board, iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que reconhece empresas que incentivam a equidade de gênero na liderança. Em 2021, a Raízen formou o primeiro Comitê de Auditoria Estatutário do Brasil formado apenas por mulheres.

 

A empresa também conta com grupos internos de afinidade, os Transformadores, que são comissões de diversidade e inclusão formadas por funcionárias e funcionários de forma voluntária para a discussão e a troca de conhecimentos sobre equidade de gênero, bem como outras temáticas como étnico-racial, LGBTQIAP+ e PcD.

 

Para além do público interno, a Raízen tem investido em parcerias com edtechs e outras instituições que oferecem formação tecnológica para mulheres e outros grupos minorizados na área de inovação. Realizado pelo Pulse, hub de inovação da companhia, o programa apresenta pelo menos 40 contratações. No último ano-safra, a empresa promoveu ainda cursos profissionalizantes para mais de 500 mulheres em parceria com o Senai, incentivando cada vez mais a presença feminina na agroindústria.

 

 

Alicerce Educação

 

O Alicerce Educação, em conjunto com a InterCement Brasil, uma das líderes em produção de cimento no País, criou um projeto focado em desenvolver a base educacional e profissional de mulheres que trabalham na indústria de construção. Atualmente, o projeto atende 60 mulheres na sede da InterCement Brasil em Campo Formoso (BA) e oferece às colaboradoras aulas presenciais de reforço das disciplinas de leitura, escrita, matemática, mas também de conteúdos alinhados às suas funções de operadoras que contemplam noções básicas de mecânica, elétrica, lubrificação e solda. Segundo Ana Carolina de Castro, Diretora da Nação de Adultos no Alicerce Educação, a iniciativa permite que estas mulheres possam se sentir mais empoderadas e motivadas a alcançar seus objetivos de vida: “A metodologia desenvolvida pelo Alicerce também oferece suporte socioemocional para trabalharmos, em conjunto com as alunas, seus projetos para o futuro” afirma a executiva.

 

Comgás

 

Maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, a Comgás está entre as empresas brasileiras participantes do Índice Global de Igualdade de Gênero, anunciado pela Bloomberg em janeiro, recebeu menção honrosa durante o Prêmio WEPs — Empresas Empoderando Mulheres e se tornou signatária dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres — Igualdade Significa Negócios, desenvolvidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.

 

A última pesquisa da Comgás constatou que, de toda a companhia, 35% são colaboradoras do gênero feminino e 43% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Outro marco importante foi a nomeação da primeira mulher na Diretoria de Operações e Serviços na história da companhia: Carla Sautchuk. Desde 2021, em parceria com o programa Minha Chance, do Governo do Estado de SP, Centro Paula Souza e FAT, a Comgás já formou 109 mulheres gasistas, das quais 24 entraram no mercado de trabalho em funções relacionadas ao gás natural.

 

Em agosto de 2022, a Comgás lançou o Mulheres de Talento 40+, um programa de aceleração de carreiras para mulheres acima dos 40 anos que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, que estejam em um momento de transição de carreira, sejam elas mães ou não, e que almejam se desenvolver para uma posição de liderança. O programa recebeu 4,2 mil inscrições e, após entrevistas e painéis de negócios com lideranças e time de atração de talentos, 10 candidatas foram selecionadas e iniciaram o trabalho em janeiro, participando de imersões sobre o negócio, com treinamentos técnicos e comportamentais para contribuir à uma evolução acelerada. Para o segundo semestre de 2023, as contratadas serão mentoradas por executivas do Grupo Cosan para ampliar a visão de negócio e para os talentos que não foram aprovados no processo, em parceria com o Linkedin, serão oferecidas orientações sobre como impulsionar o perfil profissional na rede.

 

A Comgás ainda formalizou uma parceria com a ONG Mulher em Construção, para capacitar mulheres na área de construção civil visando boas posições no mercado e independência financeira. A empresa também criou o Podcast Mulheres que Inspiram, que, em busca de diálogo e inclusão da diversidade visa a potencializar carreiras femininas e, a partir de experiências inspiradoras colaboradoras, Companhia e convidadas especiais conversam sobre caminhos percorridos, desafios, visões e projetos que visam fortalecer as mulheres no mercado de trabalho.

 
Foto:Canva
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