Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

24 de junho de 2026

Ministro Alexandre Padilha anuncia novas ambulâncias do SAMU durante visita a São Vicente

 | Jornal Acontece

Além de confirmar a renovação da frota do SAMU, ministro vistoriou o novo CAPS III Rio Branco, que será inaugurado no dia 3 de julho para ampliar o atendimento em saúde mental.

 

 

 

Ministro Alexandre Padilha anuncia novas ambulâncias do SAMU durante visita a São Vicente

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em São Vicente nesta quarta-feira (24) para vistoriar as instalações do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Rio Branco e anunciar a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município.

Durante a agenda, o ministro confirmou que São Vicente receberá quatro novas ambulâncias, sendo três unidades de suporte básico e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel. A medida amplia a capacidade de atendimento de urgência e emergência prestado à população.

Além do anúncio, Padilha visitou o novo CAPS III Rio Branco, unidade que será inaugurada no próximo dia 3 de julho e reforçará a rede municipal de atenção à saúde mental.

 

São Vicente receberá quatro novas ambulâncias

 

O reforço na frota do SAMU faz parte das ações do Ministério da Saúde para ampliar a estrutura de atendimento pré-hospitalar nos municípios.

Segundo o anúncio feito durante a visita, São Vicente contará com:

  • Três novas ambulâncias de suporte básico;
  • Uma ambulância de suporte avançado (UTI móvel).

Os novos veículos irão substituir parte da frota atual e fortalecer o atendimento realizado pelo serviço de urgência e emergência na cidade.

 

Novo CAPS III será inaugurado em julho

 

 

Localizado na Rua Donald Alexandre Kelmann, 235, no Jardim Rio Branco, o novo CAPS III foi construído com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

A unidade foi planejada para oferecer atendimento especializado a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, funcionando como referência na rede municipal de saúde mental.

O espaço conta com:

  • Consultórios para atendimentos individuais;
  • Salas para atividades terapêuticas em grupo;
  • Ambientes de convivência;
  • Farmácia;
  • Área de acolhimento;
  • Quartos coletivos com acomodações individualizadas.

A inauguração está marcada para o dia 3 de julho.

 

Ministro destaca fortalecimento da saúde mental

 

Durante a vistoria, Alexandre Padilha ressaltou a importância da ampliação da rede de atenção psicossocial e afirmou que o novo equipamento representa um avanço para o atendimento da população.

Segundo o ministro, o CAPS fortalece um modelo de cuidado integrado à atenção básica e amplia o acesso a um atendimento mais humanizado para pacientes que necessitam de acompanhamento especializado.

Padilha também destacou que a Baixada Santista possui tradição na área da saúde mental e afirmou que a nova estrutura poderá contribuir para que São Vicente volte a ser referência nesse tipo de atendimento.

 

Prefeitura destaca ampliação dos serviços

 

A secretária municipal de Saúde, Michelle Santos, afirmou que o novo CAPS representa um avanço importante para a rede pública do município.

Segundo ela, a ampliação dos serviços de saúde mental tornou-se ainda mais necessária após os impactos provocados pela pandemia, exigindo investimentos em atendimento especializado e acolhimento humanizado.

Michelle também destacou a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura para viabilizar a obra e confirmou que a unidade começará a atender a população após a inauguração oficial prevista para julho.

 

Investimentos fortalecem a rede municipal de saúde

 

A visita do ministro reuniu dois importantes anúncios para a saúde pública de São Vicente: a entrega do novo CAPS III Rio Branco e a renovação parcial da frota do SAMU.

As medidas fazem parte dos investimentos destinados ao fortalecimento da rede municipal de atendimento, ampliando tanto a assistência em saúde mental quanto a capacidade de resposta dos serviços de urgência e emergência.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de junho de 2026

São Vicente abre inscrições para curso gratuito de manutenção em ar-condicionado

Leia mais

24 de junho de 2026

São Vicente se prepara para a festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores

Leia mais

24 de junho de 2026

Operação Metanol apreende bebidas irregulares durante fiscalização

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.