29 de dezembro de 2022
MORRE, AOS 82 ANOS, O REI DO FUTEBOL PELÉ
Pelé estava internado desde o final de novembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para reavaliação do tratamento de câncer no cólon, pois já não respondia aos tratamentos convencionais.
CARREIRA
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nascido na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, é um ex-jogador de futebol brasileiro, considerado o maior da história do futebol. Sua primeira partida oficial foi no dia 7 de setembro de 1956, em um jogo entre Santos e Corinthians. O resultado foi de 7 a 1 para o Santos, com dois gols de Pelé.
O rei estreou na seleção brasileira com apenas 17 anos. Foi artilheiro do campeonato paulista, ganhou o título 11 vezes, onde 9 foram consecutivas. Artilheiro da Taça Brasil, da Taça Libertadores e do Torneio Rio São Paulo. Jogou no New York Cosmos de 1975 a 1977.
Pelé se aposentou do futebol no ano de 1977, quando jogava no Cosmos. Em 1994 foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO. E no ano seguinte tornou-se Ministro do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso, cargo que exerceu até 1998.
8 DÉCADAS
No dia 23 de outubro de 2020, ao completar 80 anos, Pelé declarou: “Agradeço a todos os que me mandaram cumprimentos. Agradeço a Deus pela saúde de chegar aqui lúcido. Em todos os lugares do mundo em que chego sou bem recebido, as portas sempre estão abertas no mundo todo. Espero que, quando chegar ao céu, Deus me receba da mesma maneira que todos me recebem hoje graças ao nosso querido futebol”.