O Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) recebe nesta quarta (31) e quinta-feira (1º/9) uma série de exibições de documentários realizados pela empresa Produtora Brasileira, que desenvolve documentários, séries e webséries que contam a história do Brasil, sua rica diversidade de fauna e flora, seus diferentes povos, entre outros temas, buscando expandir o acesso à cultura no País.
Com entrada gratuita, as sessões ocorrem às 14h30 e às 15h30. O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Confira a programação:
Quarta-feira (31)
14h30h às 15h30h | ‘Brasil visto do alto’ – 52 min
O documentário exalta a beleza do nosso País vista do céu, com novos olhares para paisagens já consagradas, revelando cenários pouco divulgados e até mesmo esquecidos por nós.
15h30 às 16h30 | ‘ODS: construindo um futuro melhor’ – 52 min
Apresentação dos temas presentes na Agenda 2030 da ONU, na qual estabeleceram metas no combate à pobreza, às desigualdades e às mudanças climáticas. Entre eles, assuntos como tecnologias que aumentam a produtividade agrícola e reduzem o uso de agrotóxicos, iniciativas de cidades que estão projetando infraestruturas inteligentes e políticas públicas que estão sendo capazes de reduzir drasticamente a pobreza extrema e melhorar a saúde da população de países mais pobres.
Quinta-feira (1º)
14h30 às 15h30 | ‘Essencial – Equipes de Saúde’ – 52 min
Seja em ficção ou realidade, a área da saúde e o ambiente hospitalar despertam interesse público, pois o espectador acompanha a cura do doente, sucesso em tratamentos específicos e o trabalho árduo das equipes de saúde que muitas das vezes enfrentam situações de total adversidade como falta de material e de equipamentos. Os profissionais da saúde atualmente estão sendo colocados em situações extremas. A responsabilidade do trabalho deles segue sendo a mesma de sempre. Só que agora eles estão sob holofotes maiores. Cabe a nós destacá-los com as verdadeiras luzes. E uma boa maneira é mostrá-los atuando em equipe, como de fato fazem todos os dias.
15h30 às 16h30 – ‘Parto Humanizado no Brasil’ – 52 min
Será apresentado o conceito ‘parto humanizado’, termo que surgiu no final dos anos 80, como uma forma de resposta à violência obstétrica sofrida pelas mulheres no auge da onda das cesarianas eletivas. No SUS (Sistema Único de Saúde), a cirurgia de cesárea é feita em 56% dos nascimentos, enquanto na saúde suplementar supera a inacreditável marca de 80%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse número não passe de 15%. Só este número já justifica o debate e as propostas que esse documentário pretende abordar.