Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

07 de abril de 2025

Museu Pelé, em Santos, vai abrir exposição em homenagem aos 90 anos de Pepe

 | Jornal Acontece
A lendária trajetória do ‘Canhão da Vila Belmiro’ ganha destaque no Museu Pelé. Com abertura ao público marcada para o sábado (12), às 10h, a exposição ‘Pepe – Futebol, Vida e Glória’ celebra os 90 anos de José Macia, conhecido mundialmente como Pepe, o maior vencedor dos Campeonatos Paulista e Brasileiro pelo Santos Futebol Clube.
 
 
 
Na noite da véspera, sexta-feira (11), ocorrerá uma solenidade para convidados, autoridades e ex-atletas, contando ainda com a apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes. Idealizada pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e com a colaboração de Gisa Macia, filha do homenageado, a exposição tem projeto assinado pelo arquiteto Ney Caldatto. Vai retratar a trajetória vitoriosa do ex-jogador e treinador através do rico acervo particular, com objetos cedidos por Pepe e colaboradores, além de memórias afetivas e depoimentos. ‘Pepe – Futebol, Vida e Glória’ fica em cartaz até abril de 2026.
 
 
 
O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, no Valongo, e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita. Mais informações no site Turismo Santos ou no Instagram https://www.instagram.com/museupele
 
 
 
SOBRE O CRAQUE
Nascido em 25 de fevereiro de 1935, em Santos, Pepe é um dos maiores ídolos do Santos Futebol Clube, onde jogou de 1954 a 1969. Consagrou-se como o segundo maior artilheiro da história do clube com 403 gols, somente atrás de Pelé, que marcou 1.091 vezes. Com bom humor, Pepe sempre brinca dizendo que ele é o maior goleador do clube, já que “Pelé não nasceu neste planeta”.
 
 
Conhecido como ‘Canhão da Vila’ pelo seu potente chute de perna esquerda, que chegava até 100 km/h, conquistou diversos títulos, incluindo seis Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores e dois Mundiais Interclubes. Pela Seleção Brasileira, foi bicampeão mundial em 1958 e 1962. Disputou 40 partidas e marcou 27 gols com a camisa verde e amarela.
 
 
Após encerrar a carreira como jogador, se tornou treinador, comandando clubes como Santos, São Paulo, Atlético Mineiro e Portuguesa. Foi campeão brasileiro pelo São Paulo em 1986 e venceu o Campeonato Paulista de 1973 pelo Santos. Também treinou no Catar e no Japão, onde conquistou o título japonês com o Verdy Kawasaki. Pepe lançou livros sobre sua carreira e recebeu diversas homenagens. É reconhecido como um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro. Mais sobre ele no Instagram https://www.instagram.com/pepe_santosfc.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

07 de abril de 2025

Paulo Alexandre Barbosa discute Operação Verão da Saúde com Estado

Leia mais

07 de abril de 2025

Túnel Santos–Guarujá terá VLT, ciclovia e passarela: obra histórica na Baixada já tem leilão marcado

Leia mais

07 de abril de 2025

Cubatão assina convênio com Unifesp, durante ‘Fórum Aliança Sustentável 2025’

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.