Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

20 de fevereiro de 2018

‘Música nos bairros’

Sinfônica de Cubtão estreia domingo (25) o projeto ‘Música nos bairros’

Apresentação será no CEU das Artes, no Jardim Nova República. Contará com participação do solista convidado Mário Marques e um repertório eclético que inclui até a Trilogia Star Wars

A Banda Sinfônica de Cubatão investe em um projeto que levará música de qualidade a diferentes locais da cidade. Com uma proposta arrojada e repertório escolhido cuidadosamente, a Sinfônica estreia o “Música nos Bairros” no próximo domingo (25), às 11h. O Jardim Nova República será o primeiro lugar a receber o espetáculo no CEU das Artes (Rua Januário Cândido Pontes, s/nº). A entrada é gratuita.
O regente da Banda Sinfônica, Rodrigo Vitta, explica que o programa musical traz compositores consagrados e é uma maneira ímpar de se conhecer a música clássica em sua raiz, uma vez que as apresentações acontecerão nos núcleos residenciais da cidade, bem perto da comunidade. A Sinfônica é um dos Corpos Estáveis da Secretaria de Cultura de Cubatão.
O maestro destaca “Spotlight on the Clarinet Bass”, de Jan Hadermann. Contemporâneo, o belga Hadermann criou uma música vigorosa, melodiosa e cheia de movimentos. A composição de 1992 traz o clarinete-baixo em solo que, nesta apresentação, contará com o músico convidado Mário Marques, integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e que atualmente tem se dedicado a fomentar, junto a compositores brasileiros, repertório inédito para clarone solo. Marques já se apresentou em Nova York/EUA, Suíça, Bélgica e Itália.
Outra preciosidade será a “Marcha Eslava”, de Tchaikovsky, de 1876. Era fim do verão e o artista recebia uma encomenda do governo russo para compor uma obra para um concerto de caridade em ajuda aos soldados vítimas da guerra entre Turquia e Sérvia – a Rússia apoiava abertamente a Sérvia. Tchaikovsky, então, criou uma música forte e brilhante, uma obra que dura aproximadamente 10 minutos, tudo isso feito em apenas cinco dias.
Eclética, a Sinfônica fecha com a “Trilogia Star Wars”, do prolífico John Williams: Star Wars, The Empire Strikes e Return of Jedifazem parte da apresentação e prometem deixar o pessoal que curte o mundo Guerra nas Estrelas bem animado.
O maestro Vitta destaca o caráter formativo da apresentação que integra a “Série Concertante”, que tem por objetivo levar um repertório diferenciado. Além disso, está feliz com a possibilidade de percorrer diferentes núcleos residenciais do município. “Descentralizar os locais das apresentações é muito positivo e estreita o relacionamento da Banda Sinfônica com o público, que sempre nos recebe calorosamente”, disse Rodrigo.

Espaços cuidadosamente escolhidos

O Programa Música nos Bairros tem por objetivo levar apresentações de qualidade dos Grupos Artísticos de Cubatão a diferentes espaços da cidade, seja em associações comunitárias, escolas, igrejas, clubes de servir. “Escolhemos os espaços mais adequados para as apresentações de maneira bastante cuidadosa. E a ideia é repetirmos esse formato, despertando curiosidade e, finalmente, apreciação da música instrumental”, afirmou Roberto Farias, coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão.
Neste primeito semestre, a Sinfônica também se apresenta em março no Vale Verde, em abril na Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro (Someca) e em maio, na Igreja Assembleia de Deus, no Jardim São Francisco, sempre com repertório de qualidade e solistas convidados.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de fevereiro de 2018

Poupatempo alerta: agendamento para atendimento presencial é pessoal e gratuito

Leia mais

20 de fevereiro de 2018

Serviços de conservação no SAI continuam na próxima semana

Leia mais

20 de fevereiro de 2018

Civil liberta homem de cativeiro no litoral

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.