Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

25 de março de 2024

‘Mutirão do Contraceptivo Implanon’ contempla mais de 50 adolescentes

 | Jornal Acontece

Iniciativa visa prevenir gravidez precoce; ação já havia sido realizada na região Insular

 

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou neste sábado (23) o ‘Mutirão do Contraceptivo Implanon’ na Área Continental, que contemplou 56 adolescentes de 15 a 17 anos. Na ação realizada na UBS/ESF Vila Ponte Nova, as adolescentes passaram por teste de gravidez, aula sobre assuntos relacionados à vida sexual e foram contempladas com o método contraceptivo, evitando uma eventual gravidez não planejada. 
 
 
As jovens também realizaram teste rápido de HIV e sífilis.
 
 
Em seguida, elas participaram de uma aula que abordou temas como métodos contraceptivos (camisinha, diafragma, hormonais, DIU, métodos cirúrgicos), informações sobre o implanon – ressaltando que ele previne apenas contra a gravidez e que é um dos métodos mais seguros, com 99% de eficácia e duração de três anos; e a desmistificação de algumas afirmações sobre o implante, como por exemplo um possível aumento de incidência de acne e aumento de peso. 
 
 
A aula foi finalizada com menções sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), enfatizando que o implanon não tem a função de prevenir contra as infecções, mas sim a gravidez.
 
 
Após a realização das etapas, foi feita a aplicação. A adolescente Vitória da França de Albuquerque Santos comentou que pesquisou sobre o assunto e se animou quando soube que a ação chegaria à Área Continental: “Corri para me inscrever. É o método mais eficaz”.
 
 
“Soube da campanha através da mãe de uma amiga, que viu uma postagem no Instagram e veio falar comigo. Foi bem tranquilo. Valeu muito a pena”, ressaltou Maria Eduarda Sousa Vasconcelos.
 
 
A ação ainda proporcionou coleta de preventivo agendada e de livre demanda para as mulheres da Área Continental na Unidade de Saúde da Mulher, ao lado da UBS/ESF Vila Ponte Nova. A moradora Elizabeth Sousa de Oliveira aproveitou a oportunidade para fazer a coleta: “Estava passando na frente da unidade e perguntei o que era. Quando soube da coleta de preventivo, não perdi tempo e fui fazer. É muito importante que todas as mulheres façam a coleta, porque é uma método de cuidado”.
 
 
Na Unidade de Saúde da Mulher, 36 preventivos foram coletados.
 
 
A Diretora da Saúde da Mulher e idealizadora do projeto, Dra Maria Luiza Davi, destacou a importância da ação: “A ação nos dois dias teve um saldo muito positivo, não só pelo implante, mas, também, pela informação que levamos para as adolescentes. Foi muito importante esse evento para justamente reforçar a mensagem que, mesmo com o implanon, as meninas devem se cuidar com preservativo e realizar os exames necessários, como a coleta de preventivo que tivemos hoje”. 
 
 
“Posso dizer que estou muito contente com o mutirão que realizamos tanto na Área Insular quanto na Continental, uma novidade que trouxemos para este ano. Conseguimos levar informação e imunização de uma gravidez não planejada para muitas meninas da Cidade. Quero parabenizar a Dra Marial Luiza e todas as profissionais da saúde que participaram desses mutirões”, enfatizou Michelle Santos, secretária da Saúde.
 
 
Fonte: PMSV
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 de março de 2024

São Vicente aborda saúde mental como tema em atividades do ‘Janeiro Branco’

Leia mais

25 de março de 2024

Sucesso! Ingressos para a Encenação 2025 encerram em pouco mais de três horas

Leia mais

25 de março de 2024

2º passeio ciclístico 'Bora Pedalar' em comemoração aos 493 anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.