22 de julho de 2025
Mutirão vai mobilizar cinco regiões de Cubatão em ação de limpeza dos manguezais neste sábado (26)

Iniciativa marca o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e reforça a importância da preservação ambiental
Neste sábado (26), Cubatão realiza um grande Mutirão de Limpeza de Manguezais, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Semam-SCBem). A ação ambiental acontece simultaneamente, das 9h às 11h, em cinco regiões diferentes da cidade: Vila dos Pescadores, Jardim Costa e Silva, Ilha Caraguatá, Jardim Nova República (Bolsão 8) e Jardim Casqueiro.
A atividade celebra o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, mobilizando voluntários, entidades ambientais e instituições de ensino. Os participantes receberão equipamentos de segurança para coleta de resíduos, que serão devidamente separados e, quando possível, encaminhados para reciclagem.
“O manguezal é um ecossistema essencial, berçário de espécies marinhas e aves como o guará-vermelho. No entanto, vem sendo impactado pelo acúmulo de lixo e detritos”, destacou o secretário Cleiton Jordão, ressaltando o papel da ação como educativa e mobilizadora.
Ele também reforçou a importância da responsabilidade coletiva no descarte de resíduos:
“O lixo que produzimos não pode parar no mangue. Essa será uma ação simultânea em vários bairros, um marco para a cidade”, completou.
Pontos de concentração:
-
Jardim Casqueiro – Píer do Casqueiro (Av. Beira-Mar, s/nº)
-
Jardim Nova República (Bolsões 7, 8 e 9) – Recanto dos Pescadores (Rua Amaro Manoel dos Santos, nº1)
-
Jardim Costa e Silva – Atrás do Hospital Ana Costa (Av. Nove de Abril, 1.601)
-
Vila dos Pescadores – Portinho (Av. Principal)
-
Ilha Caraguatá – Marina Náutica (Rua Nicolau Cuqui, 231)
Apoio
A ação conta com o apoio de diversas organizações: Marina Andrade, Manguezal Vivo, Guerra Trips, Etec Cubatão, Paradas, Isac-VP, Instituto Sonhe Grande, Reciclacub, Nudar, ABC Marbas, Recanto dos Pescadores e Terracom.