Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de janeiro de 2024

Novos integrantes do Conselho Tutelar são empossados para o quadriênio 2024-2028

 | Jornal Acontece
Mandato da turma de 14 conselheiros, sendo 5 titulares e 9 suplentes, é válido a partir desta terça (10/01). O secretário de Governo, Cesar Nascimento, representou o prefeito Ademário na solenidade

Uma cerimônia realizada na manhã da ultima  terça-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed), diplomou os 14 novos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Cubatão e, em seguida, os cinco titulares foram empossados para o mandato de 2024-2028. O evento contou com a presença de várias autoridades locais, caracterizando oficialmente o cumprimento das legislações federais e municipais pertinentes.

A escolha dos novos conselheiros ocorreu por meio de sufrágio no processo eleitoral realizado em 1º de outubro de 2023. Na oportunidade, os cidadãos eleitos para compor o colegiado do Conselho Tutelar de Cubatão foram: Alex Ferreira dos Santos, Antonio de Pádua Maia Azevedo, Luciana de Oliveira Freitas, Mônica de Araújo Nunes e Valeria Maria de Melo Santos. Como suplentes, ficaram Jozelma Maria Barbosa, Sueli da França Ramos, Marli Cipriano, Elenice Tidra dos Santos, Maria das Graças Silva e Vivian Benedicto Gregório. Todos empossados na solenidade desta terça-feira.

Durante o ato, autoridades representativas da Prefeitura Municipal, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CONDECA-SP) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão (CMDCA) compartilharam suas perspectivas e expectativas para a nova gestão quadrienal do Conselho Tutelar.

Entre as representações, Antonio Jorge dos Santos, como presidente da Comissão Organizadora do Processo Eleitoral;  Herickson Polier Costa, presidente do Colegiado CMDCA;  o secretário municipal de Assistência Social, Sebastião Ribeiro “Zumbi”; a chefe de Gabinete do Prefeito, Renata Almeida; e Claudio Barazal, secretário de Comunicação Social, que comandou a cerimônia. Representando o Prefeito Ademário Oliveira, o secretário de Governo Cesar Nascimento ressaltou que a proteção das crianças e dos adolescentes é um “dever de todos, e que a Prefeitura continuará fornecendo o suporte necessário”. Representando a Câmara Municipal, compareceram os vereadores Alexandre Topete e Alessandro Oliveira.

A partir de 10 de janeiro de 2024, até 9 de janeiro de 2028, os representantes eleitos terão a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes no município, atuando em conformidade com as leis e diretrizes do setor. O ato solene é um procedimento regular feito em conformidade com a Lei Federal n° 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei Federal n° 12.696/2012, Lei Federal n° 13.824/2019, Resolução n° 231/2022 do CONANDA, Lei Municipal n° 3.624/2013, e Resolução CMDCA n° 181/2023.

O processo de eleição – Mais de 7 mil munícipes compareceram a uma das 12 escolas disponíveis no dia 1º de outubro de 2023. Ao todo foram 7.673 votos, sendo 7.648 votos válidos, 21 nulos e 4 votos em branco. A organização foi realizada pelo CMDCA de Cubatão, com apoio da Prefeitura Municipal e da Justiça Eleitoral. Além disso, o pleito contou com a participação de mais de 200 voluntários do município. Antes da posse, todos os eleitos participaram de uma capacitação.

O que é o Conselho Tutelar – É um órgão colegiado, composto por cinco conselheiros tutelares, que devem estar presentes em todos os municípios do país. Em resumo, o Conselho Tutelar atua para zelar pelo cumprimento da Lei e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros prestam serviço remunerado e são garantidores dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, como direito à vida, alimentação, educação, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária, entre outros. Por isso, é dever do conselheiro proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.

Cabe informar que os Conselheiros Tutelares são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, maus-tratos, trabalho infantil, entre outras. Também podem fazer solicitações de serviços públicos na área de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança.

 

 

Fonte: Secom Cubatão
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de janeiro de 2024

Tradicional Desfile Cívico-Militar da Independência será realizado neste sábado (6)

Leia mais

11 de janeiro de 2024

Cubatão promove 11ª Conferência Municipal de Cultura, de 23 a 25 de setembro

Leia mais

11 de janeiro de 2024

Programa fortalece comunidades com projetos sociais e culturais

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.