Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de janeiro de 2024

Novos integrantes do Conselho Tutelar são empossados para o quadriênio 2024-2028

 | Jornal Acontece
Mandato da turma de 14 conselheiros, sendo 5 titulares e 9 suplentes, é válido a partir desta terça (10/01). O secretário de Governo, Cesar Nascimento, representou o prefeito Ademário na solenidade

Uma cerimônia realizada na manhã da ultima  terça-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed), diplomou os 14 novos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Cubatão e, em seguida, os cinco titulares foram empossados para o mandato de 2024-2028. O evento contou com a presença de várias autoridades locais, caracterizando oficialmente o cumprimento das legislações federais e municipais pertinentes.

A escolha dos novos conselheiros ocorreu por meio de sufrágio no processo eleitoral realizado em 1º de outubro de 2023. Na oportunidade, os cidadãos eleitos para compor o colegiado do Conselho Tutelar de Cubatão foram: Alex Ferreira dos Santos, Antonio de Pádua Maia Azevedo, Luciana de Oliveira Freitas, Mônica de Araújo Nunes e Valeria Maria de Melo Santos. Como suplentes, ficaram Jozelma Maria Barbosa, Sueli da França Ramos, Marli Cipriano, Elenice Tidra dos Santos, Maria das Graças Silva e Vivian Benedicto Gregório. Todos empossados na solenidade desta terça-feira.

Durante o ato, autoridades representativas da Prefeitura Municipal, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CONDECA-SP) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão (CMDCA) compartilharam suas perspectivas e expectativas para a nova gestão quadrienal do Conselho Tutelar.

Entre as representações, Antonio Jorge dos Santos, como presidente da Comissão Organizadora do Processo Eleitoral;  Herickson Polier Costa, presidente do Colegiado CMDCA;  o secretário municipal de Assistência Social, Sebastião Ribeiro “Zumbi”; a chefe de Gabinete do Prefeito, Renata Almeida; e Claudio Barazal, secretário de Comunicação Social, que comandou a cerimônia. Representando o Prefeito Ademário Oliveira, o secretário de Governo Cesar Nascimento ressaltou que a proteção das crianças e dos adolescentes é um “dever de todos, e que a Prefeitura continuará fornecendo o suporte necessário”. Representando a Câmara Municipal, compareceram os vereadores Alexandre Topete e Alessandro Oliveira.

A partir de 10 de janeiro de 2024, até 9 de janeiro de 2028, os representantes eleitos terão a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes no município, atuando em conformidade com as leis e diretrizes do setor. O ato solene é um procedimento regular feito em conformidade com a Lei Federal n° 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei Federal n° 12.696/2012, Lei Federal n° 13.824/2019, Resolução n° 231/2022 do CONANDA, Lei Municipal n° 3.624/2013, e Resolução CMDCA n° 181/2023.

O processo de eleição – Mais de 7 mil munícipes compareceram a uma das 12 escolas disponíveis no dia 1º de outubro de 2023. Ao todo foram 7.673 votos, sendo 7.648 votos válidos, 21 nulos e 4 votos em branco. A organização foi realizada pelo CMDCA de Cubatão, com apoio da Prefeitura Municipal e da Justiça Eleitoral. Além disso, o pleito contou com a participação de mais de 200 voluntários do município. Antes da posse, todos os eleitos participaram de uma capacitação.

O que é o Conselho Tutelar – É um órgão colegiado, composto por cinco conselheiros tutelares, que devem estar presentes em todos os municípios do país. Em resumo, o Conselho Tutelar atua para zelar pelo cumprimento da Lei e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros prestam serviço remunerado e são garantidores dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, como direito à vida, alimentação, educação, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária, entre outros. Por isso, é dever do conselheiro proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.

Cabe informar que os Conselheiros Tutelares são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, maus-tratos, trabalho infantil, entre outras. Também podem fazer solicitações de serviços públicos na área de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança.

 

 

Fonte: Secom Cubatão
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de janeiro de 2024

Complexo de Saúde Mental é inaugurado na Cidade

Leia mais

11 de janeiro de 2024

3ª etapa do Circuito de Rua de Cubatão acontece em 26 de maio

Leia mais

11 de janeiro de 2024

“Polícia Civil prende dois suspeitos pelo crime de latrocínio em Cubatão”

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.