Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de janeiro de 2022

Nutricionista dá dicas para uma alimentação adequada no verão

 | Jornal Acontece

Durante o verão, é comum sentirmos fadiga, dores de cabeça e perda de apetite. Isso ocorre pela perda de nutrientes e sais minerais através do suor. A melhor forma de evitar esses sintomas é ingerir bastante líquido e ter uma alimentação adequada.

 

Para te ajudar a curtir a época mais quente do ano, com hábitos alimentares mais saudáveis, a nutricionista do restaurante Bom Prato Morro, de Santos, Ananda Verena, listou cinco dicas essenciais.  

 

1- BEBA ÁGUA  
A primeira orientação é consumir bastante água. “O ideal é beber 35ml de água mineral para cada quilo de peso corporal durante o dia. Além disso, podemos tomar sucos naturais, água de coco, que ajuda na reposição de potássio e sódio, e chás gelados que também contribuem para o nosso metabolismo”, afirma.

 

2- PREFIRA FRUTAS AGUADAS  
Outra dica da nutricionista é ingerir frutas que possuam mais de 70% de sua composição de água. “Melancia, melão, morango, uva, maracujá, laranja e abacaxi, por exemplo, são excelentes opções para o verão”, explica. “Frutas mais gordurosas como abacate podem ser indigestas quando consumidas puras”, completa. 

 

3- COMA VERDURAS FRESCAS  
Comer bastante legumes e verduras também é uma excelente forma de combater os sintomas comuns causados pelo calor. “Podemos aproveitar para consumir alimentos como cenoura, couve, rabanete, alface ou repolho, que são leves e nutritivos. Além disso, estão com preços mais acessíveis neste período do ano”, indica Verena. 

 

4- MAIS PROTEÍNA  
Um detalhe que a nutricionista ressalta, e que pouca gente sabe, é que, em dias quentes, consumir uma boa quantidade de proteína é uma forma de manter a saciedade. Segundo Ananda, “além da carne vermelha, peixe e frango, outras opções são a lentilha, grão de bico e brócolis. Esses alimentos satisfazem o nosso apetite, sejam eles proteínas animais ou vegetais. Ao montar uma salada, por exemplo, a pessoa pode incluir esses alimentos ricos em proteínas para deixar a refeição mais completa”. 

 

5- TOME CUIDADO AO COMER FORA DE CASA  
Devido ao calor, durante o verão, também é comum que as pessoas prefiram fazer suas refeições fora de casa. Ananda explica que, neste caso, o cuidado deve ser mantido, através da escolha de restaurantes confiáveis, com ambiente limpo e arejado. “Além disso, prefira pratos com alimentos frescos e leves para que o benefício seja mais que hidratar o corpo, e sim o nutrir como um todo”.

 

EXEMPLO DE CARDÁPIO  
Para os dias mais quentes, Ananda recomenda um café da manhã com um iogurte com frutas frescas e no almoço: arroz, feijão, legumes refogados e pescada assada ao molho de laranja. Lanche da tarde com frutas com aveia e, no jantar, frango grelhado acompanhado de um mix de folhas com mangas e castanha.

 

A nutricionista lembra que, em 2014, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira, com dez passos para uma alimentação saudável. “O documento foi elaborado com apoio técnico de diversos profissionais da saúde com objetivo de melhorar o padrão alimentar do país”, explica. 

 

O guia é público e pode ser baixado aqui

 

Divulgação PMS
Foto:  Natalia Filipe/PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de janeiro de 2022

Projota se apresenta na Arena Club no próximo final de semana

Leia mais

18 de janeiro de 2022

Com alerta de queda na temperatura, Santos antecipa arrecadação de roupas e cobertores

Leia mais

18 de janeiro de 2022

Nova unidade de saúde beneficiará 16 mil moradores em Santos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.