Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de janeiro de 2022

Nutricionista dá dicas para uma alimentação adequada no verão

 | Jornal Acontece

Durante o verão, é comum sentirmos fadiga, dores de cabeça e perda de apetite. Isso ocorre pela perda de nutrientes e sais minerais através do suor. A melhor forma de evitar esses sintomas é ingerir bastante líquido e ter uma alimentação adequada.

 

Para te ajudar a curtir a época mais quente do ano, com hábitos alimentares mais saudáveis, a nutricionista do restaurante Bom Prato Morro, de Santos, Ananda Verena, listou cinco dicas essenciais.  

 

1- BEBA ÁGUA  
A primeira orientação é consumir bastante água. “O ideal é beber 35ml de água mineral para cada quilo de peso corporal durante o dia. Além disso, podemos tomar sucos naturais, água de coco, que ajuda na reposição de potássio e sódio, e chás gelados que também contribuem para o nosso metabolismo”, afirma.

 

2- PREFIRA FRUTAS AGUADAS  
Outra dica da nutricionista é ingerir frutas que possuam mais de 70% de sua composição de água. “Melancia, melão, morango, uva, maracujá, laranja e abacaxi, por exemplo, são excelentes opções para o verão”, explica. “Frutas mais gordurosas como abacate podem ser indigestas quando consumidas puras”, completa. 

 

3- COMA VERDURAS FRESCAS  
Comer bastante legumes e verduras também é uma excelente forma de combater os sintomas comuns causados pelo calor. “Podemos aproveitar para consumir alimentos como cenoura, couve, rabanete, alface ou repolho, que são leves e nutritivos. Além disso, estão com preços mais acessíveis neste período do ano”, indica Verena. 

 

4- MAIS PROTEÍNA  
Um detalhe que a nutricionista ressalta, e que pouca gente sabe, é que, em dias quentes, consumir uma boa quantidade de proteína é uma forma de manter a saciedade. Segundo Ananda, “além da carne vermelha, peixe e frango, outras opções são a lentilha, grão de bico e brócolis. Esses alimentos satisfazem o nosso apetite, sejam eles proteínas animais ou vegetais. Ao montar uma salada, por exemplo, a pessoa pode incluir esses alimentos ricos em proteínas para deixar a refeição mais completa”. 

 

5- TOME CUIDADO AO COMER FORA DE CASA  
Devido ao calor, durante o verão, também é comum que as pessoas prefiram fazer suas refeições fora de casa. Ananda explica que, neste caso, o cuidado deve ser mantido, através da escolha de restaurantes confiáveis, com ambiente limpo e arejado. “Além disso, prefira pratos com alimentos frescos e leves para que o benefício seja mais que hidratar o corpo, e sim o nutrir como um todo”.

 

EXEMPLO DE CARDÁPIO  
Para os dias mais quentes, Ananda recomenda um café da manhã com um iogurte com frutas frescas e no almoço: arroz, feijão, legumes refogados e pescada assada ao molho de laranja. Lanche da tarde com frutas com aveia e, no jantar, frango grelhado acompanhado de um mix de folhas com mangas e castanha.

 

A nutricionista lembra que, em 2014, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira, com dez passos para uma alimentação saudável. “O documento foi elaborado com apoio técnico de diversos profissionais da saúde com objetivo de melhorar o padrão alimentar do país”, explica. 

 

O guia é público e pode ser baixado aqui

 

Divulgação PMS
Foto:  Natalia Filipe/PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de janeiro de 2022

Com arrecadação para o Fundo Social, Feira das Noivas será no fim de semana

Leia mais

18 de janeiro de 2022

Aliados agita o palco do Arena Club

Leia mais

18 de janeiro de 2022

Ações de saúde e lazer para pessoas em situação de vulnerabilidade

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.