Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de setembro de 2021

O que é hipnose clínica?

 | Jornal Acontece

A Hipnose é um estado que possibilita o acesso ao subconsciente, onde ficam os sentimentos, emoções, memórias e hábitos que não controlamos no nível consciente.

É por meio da hipnose que podemos criar um novo padrão mental, ela possibilita diversas reprogramações mentais como, emagrecer, largar um vício, tratar sintomas da síndrome do pânico, auxiliar com a ansiedade e estresse, e até diminuir dores de doenças autoimunes.

No post de hoje veremos o que é a hipnose clínica e como ela pode te auxiliar.

 

O que é a hipnose clínica?

A hipnose é um estado de consciência no qual a camada do subconsciente fica a frente e a camada consciente fica de canto. Dessa forma, o estado de hipnose auxilia no acesso e a reprogramação mental do subconsciente – emoções, hábitos, imaginação e vícios.

A hipnose clinica utiliza conceitos e métodos de terapia como o humanismo, a psicanálise e o behaviorismo. Essas três técnicas aplicada em conjunto ajudam a potencializar o resultado final.

Os resultados tentem a aparecer em poucas sessões, diferentemente dos outros segmentos da terapia.

A hipnose clínica é regulamentada e reconhecida cientificamente pelos conselhos federais de saúde, incluindo o Conselho Federal de Medicina. Pesquisas indicam que a hipnoterapia é eficaz até mesmo em tratamentos de problemas fisiológicos como problemas gastrointestinais, no sistema imunológico e hipertensão.

Ela é utilizada em diversos segmentos, desde a psicoterapia – auxiliando no tratamento de depressão e ansiedade – até ontologicamente – complementando na anestesia, dentistas aplicam em tratamentos de dores crônicas.

 

O que a hipnose clínica pode tratar?

A hipnose clínica pode ajudar a tratar alguns problemas emocionais, como:

  • Crises do pânico
  • Ansiedade
  • Dificuldade para emagrecer
  • Fobias / medos
  • Depressão
  • Insônia
  • Parar de fumar
  • Dores crônicas
  • Baixa autoestima
  • Timidez
  • Impotência sexual (psicológicas)

Além de ajudar a corrigir esses problemas emocionais, a hipnose clínica auxilia no melhor desempenho de atividades já dominadas ou até mesmo aumentar seu foco e concentração para atingir um melhor resultado.

 

Os benefícios da hipnose clínica

  • Autognose

Como a hipnose possibilita com que o paciente faça uma introspecção em seu interior, ele passa a se conhecer cada vez mais.

O autoconhecimento consiste em saber como se controlar, aprender a se amar, conhecer seus limites, ter inteligência emocional, etc.

  • Pluralidade

A hipnoterapia pode ser usada para tratar inúmeros problemas, sendo físicos ou mentais.

Os mais procurados são para o tratamento de fobias, vícios, depressão, ansiedade, disfunções sexuais, desenvolvimento pessoas, melhora na memória, entre outros.

  • Efeitos colaterais

O tratamento com a hipnose clínica não tem nenhum efeito colateral. Ao contrário dos tratamentos psiquiátricos, que muitas vezes fazem o uso de medicamentos, a hipnose é totalmente natural, focada apenas na mente humana.

Entretanto, é recomendado o acompanhamento de um profissional psiquiátrico nos casos mais complicados.

  • Eficácia

Pesquisas mostram que a hipnose mostra um sucesso de 93% na recuperação dos pacientes, com apenas 1 mês e meio de sessões.

Ela atua diretamente no subconsciente, deixando com que o paciente perceba sua eficácia logo nas primeiras sessões.

 

Profissionais da hipnose clínica

Mesmo sendo regulamentada pelos principais conselhos federais de saúde, não há um órgão específico que regulamente seu uso no país.

Nas leis brasileiras não tem nenhuma restrição da utilização da hipnose por profissionais que não sejam da área da saúde. Por isso, qualquer pessoa pode aprender a fazer a hipnose clínica e realizar os atendimentos.

Porém, caso queira ser um hipnoterapeuta profissional, é preciso se qualificar para o mercado de trabalho.

 

Tipos de hipnose

·         Hipnose clássica

A hipnose clássica é impessoal e impositiva, sua ideia central é que a mente atende a todas as ordens que são impostas pelo hipnoterapeuta ao inconsciente do paciente, para saber definir o que irá trazer melhores resultados.

·         Hipnose Ericksoniana

Foi criada pelo psiquiatra Milton Erickson. Diferente da hipnose clássica, uma vez que não depende das sugestões diretas, mas é adaptada a individualidade do paciente, respeitando seus valores e crenças por meio da linguagem paternal e permissiva.

Desse modo, há menos resistência do inconsciente e o paciente consegue acessá-la e entende-la a partir de induções feitas pelo hipnoterapeuta.

Para Erickson, a matáfora e imaginação formam a linguagem do inconsciente e, por meio dessas ferramentas é possível melhorar a vida do indivíduo em determinado campo de sua vida.

Depressão, qualidade do sono, dificuldade em se relacionar com pessoas, ansiedade, aumento da concentração e medo são problemas que podem ser tratados mediante a hipnose Ericksoniana.

·         Hipnose de palco

Truques, palco iluminado, pessoas tentando obedecer aos comandos sem conseguir concluir, é a forma mais comum de explicar o que é a hipnose de palco.

Ela é utilizada apenas para o entretenimento, misturando ilusionismo, mágica e teatro. Assim, 70% do tempo é usada a hipnose clássica e 30% da hipnose Ericksoniana.

·         Hipnose clínica

Misturando as características da hipnose Ericksoniana e a clássica, é feita como uma terapia alternativa, tratando fobias, insônia, ansiedade, vícios, medos, entre outros problemas.

No Brasil é muito utilizada por médicos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas e psicólogos, eles são os profissionais aptos a utilizarem dessa técnica no dia a dia – desde que sejam devidamente qualificados.

·         Auto-hipnose

Toda e qualquer hipnose é uma auto-hipnose, já que é um estado natural do ser humano experimentado diariamente. Para ter controle emocional e mudar seu comportamento é possível realizar através de diversas técnicas que podem ser aprendidas em cursos, por meio da leitura, além de algumas serem tão simples e, muitas vezes, parecidas com a meditação.

Com a auto-hipnose é possível ter mais confiança em si, se tornar uma pessoa melhor, ter atitudes positivas e autocontrole. Essas são apenas algumas das possibilidades que esse segmento da hipnose oferece.

Agora que já sabemos o que é a hipnose clínica e como ela funciona, é possível ir atrás de um hipnoterapeuta para realizar uma sessão. É sempre válido lembrar que é preciso encontrar um profissional de confiança.

Acesse o Jornal Acontece e fique informado sobre as principais notícias da baixada santista.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de setembro de 2021

Banco de sangue de São Vicente precisa de doações para aumentar estoques

Leia mais

17 de setembro de 2021

Cancelamentos de planos coletivos geram alerta nacional

Leia mais

17 de setembro de 2021

Conheça os exames que devem fazer parte do check-up de saúde do homem

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.