25 de setembro de 2023
”o sentimento que eu tive nesse dia não tem igual não” comenta um dos socorristas que salvou bebê engasgado com leite materno em Cubatão
Em Cubatão, uma bebê de 10 meses se engasgou com leite materno e precisou ser salva por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na ultima quinta-feira (21), a equipe do SAMU foi acionada por telefone no bairro Ilha Caraguatá, Cubatão, ao chegar no endereço, os socorristas encontraram uma bebê parcialmente cianótica [coloração azulada], pois estava com as vias aéreas parcialmente obstruídas pelo leite da mãe.
Os socorristas Carlos Weverton e Jhuly Mary Hellen Barbosa Silva realizaram a manobra de desengasgo em bebês, que consiste em colocar a criança no braço, com as pernas abertas entre o antebraço, inclinar a cabeça dela um pouco abaixo do restante do corpo e aplicar leves tapas de forma repetida até que a criança desengasgue por completo.
”A sensação é única, quando acontece um desengasgo com criança a nossa intenção é fazer com que a criança chore, por que o choro quer dizer que ela está viva, já voltou a respirar e está passando ar por suas vias áreas. Ouvir aquele choro automaticamente faz a gente chorar também.” comenta Carlos.
Após o procedimento, a criança expeliu o líquido e começou a chorar. O momento de apreensão foi substituído por muita emoção.
”É muito gratificante. Já atuei em varias situações, mas o sentimento que eu tive nesse dia não tem igual não”
Em seguida, a equipe do Samu encaminhou a criança ao Pronto-Socorro Infantil de Cubatão para que a nenê passasse por exames médicos e ficasse em observação. De acordo com Carlos, após o caso, ele entrou em contato com a família para certificar-se de que tudo acabou bem.