06 de setembro de 2024
Obra de enfrentamento às enchentes em São Vicente avança com instalação de comportas
A maior obra de enfrentamento às enchentes da história de São Vicente não para e a instalação das comportas já chega a cinco locais da cidade, de um total de oito regiões. Até o momento já foram instaladas comportas na Avenida Marechal Castelo Branco; no Pompeba; e já acabamos com obras civis na Avenida Sambaiatuba; no Dique das Caixetas e no Beira Jóquei.
No sistema de drenagem as comportas são dispositivos hidráulicos que servem para bloquear o fluxo de água. Quando a maré está mais baixa elas ficam abertas, possibilitando que os canais despejem as águas pluviais no estuário e quando a maré começa a subir, as comportas se fecham, impedindo que a água entre nos canais, deixando-os mais vazios para o escoamento em caso de chuvas.
“Nós já estamos em implantação, já temos comportas instaladas. São cinco locais que já estão com obras e que já têm a estrutura de concreto executada. Estamos fazendo, agora, a instalação das comportas. As demais já têm previsão de execução agora em setembro, até o final do ano teremos todas elas instaladas”, afirma o Subsecretário de Infraestrutura de São Vicente, Paulo Fiamenghi.
Sobre as obras
O maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente é composto pela obra do canal da Eduardo Souto, a reurbanização de vias e instalação de comportas em oito regiões tradicionalmente afetadas pelas chuvas e alta da maré (Avenida Castelo Branco, Pompeba, Dique das Caixetas, bairro Sambaiatuba, Av. Sambaiatuba, Caminho da Divisa e Jóquei Clube).
O investimento é fruto de articulação entre Prefeitura e Governo do Estado, que destinou R$45 milhões para drenagem, sendo R$25 milhões para o revestimento do canal da Eduardo Souto e implantação das comportas.