09 de janeiro de 2025
Operação Verão de Fiscalização atua em 1.105 ocorrências nas praias em duas semanas
Setor recebeu reforço de 100 agentes de diferentes setores, para atuação durante a temporada de verão nas praias urbanas de Guarujá, desde o Guaiúba até o Pernambuco
Entre os dias 20 de dezembro de 5 de janeiro, a Operação Verão de Fiscalização da Prefeitura de Guarujá atuou em pelo menos 1.105 ocorrências nas faixas de areia das praias urbanas da Cidade, do Guaiúba ao Pernambuco. Considerando a alta procura de turistas e dos próprios moradores nas praias, o setor foi especialmente reforçado por 100 agentes de diversos setores, tais como Comércio, Posturas, Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal.
Neste período, as equipes retiraram 158 aparelhos de som da faixa arenosa, 122 ambulantes e quatro bandejeiros que estavam atuando de forma irregular, além de 171 animais, cuja presença também é proibida nas praias. Um aparelho de som chegou a ser apreendido. Foram realizadas, ainda, 597 orientações sobre som, 40 orientações sobre reserva de espaço na areia e 12 sobre a montagem de tendas. Além disso, quatro ciclistas foram orientados a não circular com suas bicicletas no local.
Um esquema especial de fiscalização acontece todos os dias, atuando principalmente nas praias e no entorno, intensificado de quinta-feira a domingo. Entre as principais ações, está coibir a colocação de cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes, além de orientar sobre a proibição de som, tendas e animais na faixa de areia.
Força Tarefa dispersa 20 pistões
Já as equipes da Força Tarefa, que atuam por toda a Cidade, dispersaram 20 pistões (bailes funk que aconteciam em via pública), apreenderam sete aparelhos de som e atenderam 295 ocorrências referentes à perturbação do sossego, sendo 231 em residências, 50 em comércios, 10 em via pública e quatro em veículos. Foram ainda emitidos 38 autos de infração.
A ação é realizada em conjunto pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas, da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Defesa e Convivência Social, com a Guarda Civil Municipal, Força-Tarefa, que com o auxílio da Polícia Militar também dão apoio nas abordagens.
Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:
- Animais
Proibido o acesso na faixa de areia
- Caixas de som
Proibido amplificadores de som de qualquer tipo
- Tendas
Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares
- Churrasco
Proibido churrasqueiras e similares
- Bicicletas
Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia