Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de março de 2024

Ordem de serviço para início das obras do VLT na Área Continental é assinada

 | Jornal Acontece

A manhã desta segunda-feira (11) marcou o início da realização de um sonho em São Vicente: o VLT vai, enfim, atravessar a ponte. Em evento com autoridades do Município e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o prefeito Kayo Amado recebeu a ordem de serviço autorizando o início das obras de extensão do meio de transporte à região. A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Serviços Públicos.

 

O projeto é dividido em duas etapas. A primeira consiste na recuperação ferroviária da Ponte dos Barreiros, onde será ampliado o número de estacas, reestruturada a parte ferroviária e construída uma ciclovia, além da passarela para pedestres. A execução dos trabalhos é de responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis. Já a segunda etapa contempla o trecho ferroviário pós-ponte, que ligará o veículo à Área Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.

 

A conquista foi viabilizada por uma grande parceria entre Prefeitura, EMTU e Estado. O recurso necessário foi adquirido via repasses do Governo de São Paulo.

 

O prefeito Kayo Amado recordou o cenário nebuloso ao qual o Município enfrentou no período em que a Ponte dos Barreiros esteve interditada. Ele não escondeu a alegria ao contemplar mais um avanço para a realização de um sonho na região. “Herdamos a Cidade com uma ponte em situação estrutural gravíssima. O recurso havia sido captado e a obra foi realizada com a nossa fiscalização. Agora, a do VLT é para aproximar o povo dos seus locais de trabalho. Trabalhamos com a EMTU para destravar todas as questões técnicas, ambientais e documentais. Hoje, depois de articulação técnica e política, agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas, que fez com que esse convênio saísse do papel para a extensão do VLT se tornar realidade”.

 

“Tudo começou em 1997, quando tivemos a ideia de substituir o trem antigo pelo veículo leve sobre trilhos. Fizemos, então, o trecho que liga o Terminal Barreiros ao Porto de Santos. Teremos a segunda fase, que vai até o Valongo e, agora, o terceiro trecho, que se estende ao Samaritá. Nosso desafio é que o planejamento siga perfeitamente, respeitando o pazo, que é de dois anos. Hoje é uma data para selar esse grande avanço”, ressaltou o superintendente de Engenharia da EMTU, Pedro Luiz Machado.

 

Embora a fiscalização dos serviços seja de responsabilidade da empresa de transportes, a Administração Municipal acompanhará de perto a obra e seus prazos.

 

“O papel da Prefeitura foi articular com a EMTU a questão técnica; com o governador a questão política, mostrar a ele a importância política e social de uma obra como essa. Hoje conseguimos ver o fruto do nosso trabalho”, explica o prefeito.

 

Próximos passos

“Estamos apoiando a EMTU na superação dos trâmites administrativos e burocráticos para a obtenção do licenciamento da obra e posterior licitação das obras da 2ª etapa da Fase 3”, detalha o subsecretário de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi.

 

No dia 10 de abril haverá, na Câmara Municipal, uma audiência pública correspondente ao segundo trecho da Fase 3. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto estão disponíveis para consulta até 9 de abril, no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Desenvolvimento regional

A chegada do VLT à Área Continental é mais um demonstrativo de que a região vive um novo capítulo em sua história, com dignidade atravessando a ponte. Somam-se a esse projeto uma série de iniciativas que têm contemplado melhorias na saúde, como a entrega do PS do Rio Branco, na educação, como a inauguração da AMEI Rei Pelé, e no desenvolvimento urbano, como a reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães – principal polo comercial da Área Continental.

 

“Hoje é um dia histórico, de alegria. O VLT era uma questão de honra para nós. É uma obra para promover desenvolvimento, dignidade”, concluiu o prefeito Kayo Amado.

 

Além do prefeito Kayo Amado, do subsecretário de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi e do superintendente de Engenharia, Pedro Luiz Machado, e demais representantes da EMTU, o evento desta segunda-feira contou com a presença da vice-prefeita Sandra Conti, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thaynã Amado, dos vereadores Adilson da Farmácia, Alfredo Moura, Castelinho, Felipe Rominha, Jabá, Jailton Jatobá, Jefferson Cezarolli, Prof. Thiago Alexandre e Rodrigo Digão, e secretários municipais.

 

(Fonte: Prefeitura de São Vicente)
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de março de 2024

São Vicente aborda saúde mental como tema em atividades do ‘Janeiro Branco’

Leia mais

11 de março de 2024

Sucesso! Ingressos para a Encenação 2025 encerram em pouco mais de três horas

Leia mais

11 de março de 2024

2º passeio ciclístico 'Bora Pedalar' em comemoração aos 493 anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.