07 de novembro de 2023
Orquestra Cubatão Sinfonia apresenta ‘Clássicos Populares’ nesta quinta (9)
Um passeio pela música clássica na carona de grandes compositores como Beethoven, Vivaldi, Alfred Newman, Tom Jobim, entre outros: este é o mais novo concerto da Orquestra Cubatão Sinfonia. A apresentação “Clássicos Populares” será realizada nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, no Teatro Raul Cortez, em Mongaguá (av. São Paulo, 3.465). A entrada é gratuita.
André Farias, maestro titular da Orquestra, destaca que o repertório foi elaborado originalmente para formação de orquestra e, ao mesmo tempo, traz o cenário erudito já presente no imaginário popular. “Teremos peças lindas, como a ‘5ª Sinfonia’, de Beethoven, ‘Primavera das 4 Estações’, de Vivaldi, e ‘Garota de Ipanema’, de Jobim. São canções conhecidas no mundo inteiro e é uma grande alegria para os nossos artistas executarem essas peças tão significativas”.
Neste ano, a Orquestra traz um viés profissionalizante, com 30 músicos de toda a Baixada Santista compondo sua formação. O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano V é idealizado e realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e tem patrocínio da Usiminas via ProAC-ICMS (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). Também conta com apoio da Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação, e do Instituto Usiminas.
“Projetos como o Cubatão Sinfonia evidenciam a importância do apoio a projetos que usam a educação e a música para transformar realidades e despertar as pessoas para a arte. É especial ver essa iniciativa se consolidando e, principalmente, indo ao encontro do público, levando a música clássica para mais e mais pessoas”, comenta Patrícia Limeres, produtora executiva do Instituto Usiminas.
No dia 21 de novembro, às 15h, será a vez das crianças da UME Dom Pedro, na Vila Natal, acompanharem o concerto didático da Orquestra Cubatão Sinfonia, com apresentação lúdica e cheia de boa música.
A Orquestra Cubatão Sinfonia está na 5º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música, especialmente para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando as perspectivas para o futuro. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe bolsa-incentivo.
É formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia, que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já têm contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da região.