Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

06 de julho de 2023

Orquestra Parassinfônica de São Paulo estreia temporada 2023

 | Jornal Acontece
  • A Opesp tem hoje 45 músicos, dentre pessoas com e sem deficiência, regência do maestro Marcos Arakaki e a participação da soprano Caroline Brito.
  • Concerto no dia 08 de julho, sábado, no Parque Capivari, às 16h.
  • Na sequência, a orquestra inicia turnê passando por sete cidades em importantes espaços como Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala São Paulo.

 

A Orquestra Parassinfônica de São Paulo – OPESP – primeira orquestra brasileira que dá protagonismo às pessoas com deficiência, fará a estreia da temporada 2023 no 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina. Unindo pessoas com e sem deficiência, a OPESP se apresentará no Parque Capivari, no dia 08 de julho, às 16h, sob regência do reconhecido maestro Marcos Arakaki e com a participação especial da soprano Caroline Brito.

 

 

A OPESP, que vem percorrendo desde 2022 uma jornada em direção à inclusão social por meio da música clássica, após o convite para a apresentação em Campos do Jordão, segue para uma temporada de outros sete concertos, passando pelas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades de Ribeirão Preto, Tatuí, Campinas, Botucatu e Santos.

 

 

Sob regência do maestro Marcos Arakaki, renomado por dirigir importantes orquestras dentro e fora do Brasil, e com a participação especial da soprano Caroline Brito, a OPESP preparou um repertório diversificado, que inclui obras de compositores como Mozart, Schubert, Tchaikovsky entre outros. Os ouvintes terão a oportunidade de se maravilhar com performances memoráveis e mergulhar na magia da música clássica.

 

 

A OPESP tem como missão promover a inclusão social por meio da música clássica. Idealizada pelo produtor cultural e mestre em atividades culturais e artísticas Igor Cayres, a orquestra conquistou reconhecimento e apoio ao receber o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura.

 

 

“A grande maioria dos músicos da OPESP vivenciou pela primeira vez na vida a experiência da rotina de uma orquestra sinfônica. Dadas todas as dificuldades impostas sobre as pessoas com deficiência, para eles chegava a ser difícil até mesmo encontrar escolas de música para estudar. Hoje serem protagonistas da OPESP e terem contato com um corpo técnico deste nível, é extremamente recompensador”, detalha Igor.

 

 

“Na Shell, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social do país, onde operamos há 110 anos. A Orquestra Parassinfônica de São Paulo, da qual temos o orgulho de sermos apresentadores, é um belo exemplo de iniciativa que reúne elementos fundamentais para a nossa companhia, com a valorização da cultura nacional e o empoderamento de grupos minorizados. Acreditamos que apoiar o projeto é uma maneira de avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva, impactando positivamente milhares de vidas”, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

 

 

Sobre a OPESP

 

Promover inclusão social por meio da música clássica era o sonho do produtor cultural e Mestre em Atividades culturais e Artísticas, Igor Cayres. Com vivências pessoais e profissionais com pessoas com mobilidade reduzida no passado, em 2022, Cayres conseguiu captar patrocinadores, encontrar profissionais habilitados, selecionar e capacitar uma orquestra de mais de 30 músicos e estrear a OPESP – a primeira orquestra parassinfônica de São Paulo – na prestigiosa Sala São Paulo, mesmo palco por onde passam gigantes da música brasileira e internacional.

 

 

O grande esforço valeu a pena. No mesmo ano o projeto conquistou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura e ganhou novo fôlego para seguir seu caminho, que agora prevê oito apresentações no eixo Rio – São Paulo e vislumbra sonhos ainda maiores para 2024.

 

 

O projeto envolve, além de ensaios e concertos, a preparação de todos os músicos por meio de aulas em um processo de crescimento e amadurecimento. A área pedagógica da orquestra está sob a coordenação da pianista e renomada professora Aída Machado, Mestre em Música ECA-USP.

 

 

A Orquestra Parassinfônica de São Paulo é uma realização da Associação Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo – OPESP, apresentada pela Shell, Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Syngenta, Raia Drogasil, e Banco Sofisa.

 

 

Sobre a Shell Brasil
 

Prestes a completar 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

OPESP – Temporada de concertos 2023

 

53º Festival de Inverno de Campos do Jordão – Parque Capivari

Dia: 08 de julho

Horário: 16h

Endereço: R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000

 

Ribeirão Preto – Theatro Pedro II

Dia: 29 de julho

Horário: 19h

Endereço: R. Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto – SP, 14010-080

 

Tatuí – Teatro Procópio Ferreira

Dia: 19 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Rua São Bento, 415 – Centro, Tatuí – SP, 18270-820

 

Campinas – Teatro Municipal José de Castro Mendes

Dia: 24 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP, 13035-320

 

Rio de Janeiro – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Dia: 28 de agosto

Horário: 19h

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-050

 

Botucatu – Teatro Municipal de Botucatu

Dia: 16 de setembro

Horário: 20h

Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu – SP, 18600-000

 

São Paulo – Sala São Paulo

Dia: 30 de setembro

Horário: 21h

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020

 

Santos – Teatro Municipal Braz Cubas

Dia: 14 de outubro

Horário: 20h

Endereço: Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias, Santos – SP, 11075-907

 

Fonte: AGÊNCIA PRIORIZA
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de julho de 2023

ESAMC Fashion Trend 2024 celebra cultura brasileira com entrada gratuita

Leia mais

06 de julho de 2023

Mês da Consciência Negra terá ações de cultura, educação, religião empreendedorismo e saúde

Leia mais

06 de julho de 2023

Lagoa da Saudade recebe Geração Rock Fest

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.