31 de outubro de 2025
Outubro Rosa mobiliza 80 mil pessoas e deixa legado de conscientização
A campanha Outubro Rosa 2025 foi oficialmente encerrada após realizar mais de 180 atividades que envolveram diretamente 80 mil pessoas em diversos pontos do Município, considerado berço da ação nacional de conscientização sobre o câncer de mama.
O encerramento contou com apresentação do grupo de alunas de ritmix das Vilas Criativas, em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico. A escadaria do prédio ganhou tons de rosa e virou palco para um momento de empoderamento e celebração da vida.
“Foi um momento especial. Reunir mulheres de vários pontos para passar uma mensagem tão importante quanto o combate ao câncer de mama não tem preço. Quem ganha com isso é a população, que demonstra todo o seu empenho em ajudar o próximo”, destacou Nina Barbosa, titular da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).
A programação começou em 6 de outubro com cerimônia no Paço Municipal e entrega do Prêmio Mulher Santista Gilze Francisco à Associação Santa Isabel – as Rosinhas.
Segundo Suzete Faustina, diretora do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, os resultados são motivo de orgulho. “Tivemos mais de 180 atividades e atendimento direto a mais de 80 mil pessoas. Esta campanha une poder público, sociedade civil e entidades em uma grande rede de cuidado e solidariedade.”
Destaques da campanha
-
Dia D de Multivacinação e Outubro Rosa:
1.676 doses aplicadas, 429 mamografias agendadas e 684 exames preventivos nas unidades fixas e itinerantes -
14ª Caminhada e Pedal Outubro Rosa com o Instituto Neo Mama
-
Palestras com especialistas como o ginecologista José Carlos Gaspar, o mastologista Gilberto Mello e a psicóloga Tais Viana
-
Tardes de cuidados na Casa da Mulher, com corte de cabelo para doação ao Instituto Neo Mama
-
Decoração temática e iluminação especial em pontos icônicos do Município
-
Doação de lenços feita por alunos de Itanhaém em parceria com a Cidade
-
Engajamento dos servidores públicos, que vestiram rosa às quartas-feiras