Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

17 de outubro de 2022

Outubro Rosa: veja lista de alimentos que ajudam a prevenir o câncer

 | Jornal Acontece

Alimentação balanceada rica em frutas, legumes e vegetais é aliada contra a doença
 

 

Manter uma alimentação saudável e balanceada é um dos fatores que contribuem para a longevidade e que podem evitar diversas doenças, como o câncer. Além disso, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a evitar a doença.

 

O mês de outubro é tradicionalmente dedicado a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e sobrevivência. Neste caminho para a prevenção do câncer também está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
 

“Muitos estudos apontam que uma alimentação saudável é um fator que colabora para manter o organismo com suas funções saudáveis, evitando o aparecimento de doenças, entre elas o câncer. Com um organismo bem nutrido, nosso sistema imunológico é capaz de detectar as células defeituosas e eliminá-las antes que se multipliquem e formem um tumor” afirma a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patrícia de Moraes Pontilho.
 

A seguir, a especialista elenca alguns dos alimentos que ajudam a prevenir o câncer:
 

Frutas vermelhas — são ricas em flavonoides, antioxidantes naturais que desaceleram o processo de envelhecimento, além de contribuir para a manutenção das células saudáveis.
 

Frutas cítricas, como laranja, acerola, abacaxi — são alimentos ricos em vitamina C, um importante antioxidante que auxilia na defesa do organismo.
 

Tomate, molho de tomate, goiaba e melancia — alimentos ricos em licopeno, responsável pela cor avermelhada, uma substância antioxidante que repara danos causados às células pelos radicais livres.
 

Cenoura e abóbora — são ricos em betacaroteno, pigmento natural que dá a cor alaranjada nos alimentos e fonte abundante de vitamina A, responsável por estimular o sistema imunológico e manter bons níveis de anticorpos no organismo.
 

Espinafre e couve — esses alimentos possuem as substâncias luteína (combate a degeneração muscular) e zeaxantina (previne doenças oculares e perda visual).
 

Peixes de água salgada — espécies como salmão e sardinha possuem ômega-3, um tipo de gordura saudável que regula o colesterol e é anti-inflamatório.
 

Soja e feijão — alimentos ricos em isoflavona, composto natural que reduz o nível de colesterol.
 

Pimenta — as pimentas vermelhas destacam-se por serem ricas em capsaicina, uma substância anti-inflamatória e analgésica que atua na defesa do sistema imunológico.

 

 

Crédito Foto: Frepik
Fonte: Anhanguera
Para mais informações, acesse o site e o blog.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de outubro de 2022

Praia Grande oferece programação especial de saúde para as mulheres

Leia mais

17 de outubro de 2022

Degustação de Vinhos marca mais uma edição do Projeto "Colorindo a Autoestima"

Leia mais

17 de outubro de 2022

Médica especialista explica se é possível saber se a pílula do dia seguinte deu certo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.