Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

16 de fevereiro de 2023

Pais e responsáveis devem ficar atentos com crianças e adolescentes durante o carnaval

 | Jornal Acontece

Aldeias Infantis SOS alerta quanto à importunação sexual e combinação perigosa entre bebidas alcóolicas e condução de veículos nessa época do ano

 

Músicas, danças, fantasias e confetes. O carnaval chegou. E esse momento de celebração e alegria também pode ser sinônimo de preocupações em relação a crianças e adolescentes que irão aproveitar a folia. Por isso, pais, cuidadores e responsáveis precisam redobrar a atenção e orientar os jovens. 

 

De acordo com o Instituto Bem Cuidar (IBC), unidade meio da Aldeias Infantis SOS responsável pela Gestão do Conhecimento para a disseminação de uma cultura do bem cuidar de crianças, adolescentes e jovens, algumas orientações para a prevenção de acidentes e violações de direitos são essenciais para uma festa segura. 

 

Um dos principais pontos de atenção para esse período são os casos de importunação sexual. “É preciso lembrar que em casos de prática de atos libidinosos contra alguém sem seu consentimento, em que a vítima tem 14 anos ou menos, o crime é caracterizado como estupro de vulnerável”, explica Erika Tonelli, especialista em entornos seguros e protetores da Aldeias Infantis SOS. Assim, para ajudar os responsáveis e os jovens a evitar essa situação, a especialista dá algumas dicas para quem vai curtir o carnaval:

 

  • Orientar adolescentes a não deixar copos sozinhos na mesa e jamais aceitar bebidas de estranhos, pois essas são oportunidades para aplicar o ‘Boa Noite Cinderela’ ou qualquer tipo de substância que cause desorientação.

 

  • Pais ou responsáveis devem ter conhecimento do endereço do evento e, de preferência, levar e buscar os jovens nesses locais. Caso o adolescente se sinta perseguido ou em situação vulnerável, o ideal é buscar o policial mais próximo ou entrar em um estabelecimento movimentado.

 

  • Aconselhar filhos a jamais voltar para casa com estranhos ou pessoas que acabaram de conhecer, pois muitos abusos acontecem dessa forma. Caso utilizem transporte público, o indicado é sentar-se próximo ao motorista ou de outras pessoas, principalmente se for tarde da noite.

 

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 138 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. 

 

Foto:Freepik

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de fevereiro de 2023

Santos recebe a 2ª edição da Feira de Noivas neste sábado (18)

Leia mais

16 de fevereiro de 2023

A importância da tecnologia na gestão financeira

Leia mais

16 de fevereiro de 2023

Consumo de energia cresce no país; Idec aponta medidas para reduzir custos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.