Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

15 de abril de 2021

PAM de Cubatão comemora 43 anos em encontro virtual

 | Jornal Acontece

Cerca de 50 participantes participaram do encontro por meio de videoconferência

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Cubatão reuniu membros e antigos integrantes no último dia 31 para celebrar seu 43° aniversário. Devido às medidas restritivas para encontros presenciais, impostas pela pandemia do covid-19, o evento foi virtual e contou com cerca de 50 participantes.

Além dos profissionais representantes das indústrias, estiveram presentes o diretor executivo do Cide, Ricardo Salgado, o diretor titular do Ciesp Cubatão, Raul Elias Pinto, o tenente da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Matheus Roncatto, o capitão PM e comandante do 2 Subgrupamento de Bombeiros de Cubatão, Thiago Duarte, e demais autoridades.

O tema Segurança: principais desafios do pronto atendimento foi explanado por convidados especialistas no segmento. O bate-papo foi iniciado pelo coronel PM da Reserva e ex-comandante do 6° Grupamento de Bombeiros, Eduardo Nocetti, que resgatou um pouco do histórico das atividades do PAM no município e a integração com o Corpo de Bombeiros na região. “Na época, a criação do PAM foi muito importante para ressaltar a necessidade do espírito de ajuda mútua. A gente pôde aprender muita coisa com grandes profissionais, o que gerou na corporação uma filosofia de colaboração”.

O consultor técnico na Ambipar, João Carlos, o Chuca, compartilhou sua experiência com outros PAMs do Brasil e a busca pela atualização de técnicas e instrumentos para um melhor atendimento. “Os primeiros cinco minutos são mais importantes que as próximas cinco horas. É de extrema importância contar com um grupo capacitado como o PAM nas situações urgentes”.

Manuel Dubra, consultor técnico do Projeto do Projeto APELL de Cubatão, enfatizou a relação entre a atuação do PAM e a resiliência da sociedade civil. “O PAM tem uma história de 43 anos muito bem vividos com apoio das empresas do Polo. Desde 1995, o Projeto APELL, quando ainda era idealizado, já fazia parte da pauta do grupo. O PAM tem contribuído muito com informações para os processos do APELL. Estamos com muita força na implantação do programa junto à comunidade”.

Pioneiro no Brasil, o PAM de Cubatão é composto por membros altamente capacitados das indústrias, que contam com recursos, estrutura e meios de comunicação para o acionamento rápido e atuação eficaz no combate ou controle de ocorrências de qualquer natureza que possam colocar, individual ou coletivamente, em risco a vida humana, o patrimônio público ou privado e o meio ambiente no Polo Industrial de Cubatão e região. Idealizado na década de 50, o grupo teve a formalização de seu primeiro estatuto e manual de atuação em 31 de março de 1978.

Atualmente, conta com a participação de mais de 20 empresas associadas ao Cide e Ciesp Cubatão, além de ter a integração de órgãos públicos e instituições convidadas. A coordenação é composta por Sandro Picirillo (Usiminas) e Renan Vieira (Yara Brasil).

“O PAM permanece como um grupo ativo e comprometido com soluções que contribuem para o bem-estar da população ao redor das indústrias. Não tivemos a oportunidade de nos reunirmos no ano passado, pois coincidiu com o início na pandemia e restrições no País, mas buscamos trazer este encontro em um formato online e com uma conversa de qualidade com pessoas de renome em segurança”, comenta Picirillo.

Confira a reunião na íntegra em: youtu.be/jO8ceLjI4pc

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de abril de 2021

Contribuição da indústria de Cubatão para a criação de empregos formais

Leia mais

15 de abril de 2021

CIDE, CIESP E APELL de Cubatão promovem capacitação em parceria com a CETESB

Leia mais

15 de abril de 2021

CIDE CIESP de Cubatão participa da Campanha Inverno Solidário

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.