19 de julho de 2021
PAM promove primeiro simulado virtual
O distanciamento social, proposto como medida de contenção da covid-19, ainda é presente em muitos ambientes de trabalho, como indústrias e órgãos públicos. Porém, treinamentos e simulados em casos de emergências no polo industrial devem ser priorizados, a fim de manter uma equipe treinada e atenta para respostas rápidas aos incidentes e emergências.
Pensando nisso, o PAM – Plano de Auxílio Mútuo de Cubatão, através de uma iniciativa do 6º Grupamento de Bombeiros e com o apoio do Cide e Ciesp de Cubatão promoveram no último dia 30 de junho o primeiro simulado virtual, que mobilizou equipes de emergência de diversas empresas do polo. O simulado contou com o cenário de um incêndio em uma unidade industrial do Polo.
Foi analisado todo o fluxo de comunicação entre as empresas e os órgãos competentes e, através de slides via vídeo conferência, foram aplicados todos os métodos e procedimentos de uma situação real. Além disso, foram também analisadas a prontidão das equipes, no atendimento adequado a ocorrência em questão.
Para o capitão PM e comandante do 2 Subgrupamento de Bombeiros de Cubatão, Thiago Duarte, ação foi de grande importância “Mesmo diante das restrições em uma época de pandemia, não podemos deixar de treinar pois uma ocorrência não escolhe dia nem hora para acontecer. E, além dos treinamentos presenciais que são de extrema relevância, devemos também treinar todos os procedimentos e a organização da ocorrência. Com o simulado virtual isso foi possível, pois analisamos e organizamos um sistema de gestão da ocorrência, de uma forma racional para atingir os nossos objetivos.”
“O simulado de emergência em si representa de forma realista uma situação de risco na empresa, fazendo com que todos envolvidos sigam os mesmos passos que devem ser acompanhados em um caso real. Mesmo diante das limitações, por se tratar de um simulado de emergência virtual, os participantes tiveram a possibilidade de interagir da mesma forma que um evento real, exigindo agilidade e eficiência em suas ações.”, comentou Sandro Picirillo, coordenador do PAM e analista de segurança empresarial na Usiminas.