Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Caio Reis

17 de dezembro de 2024

PARADAS: Dando vida ao lixo plástico e agregando valor ao design sustentável.

O convite  para assinar uma coluna no Jornal Acontece chegou em uma fase ótima de muito trabalho, sacrifício, dedicação e amor pelo que estamos fazendo desde 2021, vem dando ótimos frutos e está em nossas veias desde pequenos.

 

 

Meu nome é Caio Reis, nascido em Santos, criado a vida inteira em Cubatão. Engenheiro Civil e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Socio Fundador da empresa PARADAS. Criada neste ano de 2024, nascida a partir de um TCC e a junção de duas pessoas com os mesmos objetivos e ideais.

 

 

Em 2021 estava prestes a me formar na Engenharia Civil pela Unisanta, no começo do ano me deparei com a matéria TCC. Não tinha ideia doque seria o tema, mas já sabia que queria pensar fora da caixa, e ao invés de falar sobre concreto e aço, que são os temas mais pesquisados nos TCCS da Eng. Civil. Queria falar algo sobre sustentabilidade na construção de alguma forma então pedi para Deus que me ajudasse com um tema relevante.

 

 

Desde pequeno fui criado passando férias em um sítio com muito contato com a natureza e animais, minha mãe me levava para acampar na praia e sempre íamos em cachoeiras, o surf sempre foi uma paixão por estar em contato com o mar na minha adolescência pra mim e pra minha família e esse contato desde pequeno me fez criar um amor muito grande pelo ambiente rico e maravilhoso que temos e nos é dado de graça apenas para protegê-lo e admirarmos que é a natureza.

 

Em meio a isso venho sempre fazendo minha parte coletando resíduos sólidos como sacolas plásticas, bitucas de cigarro entre outros que encontro pelo caminho, quando vou a praia, cachoeira sempre levo uma sacola para retirar o que encontro no caminho que não faz parte do senário. Com isso notei que o plástico era o resíduo que eu mais encontrava, então resolvi pensar em como transformar um material que é hoje um grande poluente e um problema para todo o planeta e vida existente ressignificando em um material útil para engenharia civil. Esse pensamento amadureceu e se tornou um protótipo de uma telha de Polietileno de Alta Densidade PEAD, um polímero termoplástico que pode ser reciclado, se da forma correta, mais de uma vez.

 

A ideia era criar um produto sustentável desde a coleta do material, triagem, metodologia, produto e reutilização deste produto quando necessário. Tornando um produto com ciclo de vida útil renovável, gerando economia circular e impacto socioambiental. Gerando emprego, renda, benefícios para o meio ambiente com a diminuição do volume do resíduo solido e educação ambiental. Esse tema gerou um protótipo inicial, que gerou três congressos, um regional, um nacional e um internacional, uma bolsa integral de mestrado na mesma universidade, local este onde conheci minha socia Leticia Parada fazendo doutorado, que estava há um tempo com a mesma ideia, porém com a ideia de criar um objeto diferente, uma pranchinha de mão para surfar de peito no mar o famoso “jacaré”. Quando me contou sua ideia logo me identifiquei e abracei a ideia com ela pois amo o mar e a ideia de levar educação ambiental para a população através do esporte é uma ideia maravilhosa.

 

 

Não tínhamos nada além de sonhos, estávamos fazendo mestrado e doutorado e trabalhando em áreas diferentes, mas isso não nos atrapalhou nós nos reuníamos 2 vezes ou mais por semana na universidade após o trabalho e ficávamos até tarde estudando, fazendo testes e produzindo protótipos dos nossos projetos. Fizemos várias e várias vezes, erramos muitas vezes até acertar a metodologia. Fizemos o nosso melhor com o que tínhamos da forma que dava, mas o objetivo era apenas acadêmico até que vimos que com os vídeos acadêmicos que fazíamos, muitas pessoas se interessavam para comprar.

 

 

Então após 2 anos produzindo apenas para fins acadêmicos, resolvemos fazer um plano de negócios e uma planilha financeira para levantar o investimento e os custos para ver a viabilidade do negócio. Visto e estudado isso começamos a investir em maquinário e ferramentas, porém ainda não tínhamos um lugar. Mesmo assim continuamos trabalhando para dar certo nosso objetivo, até que encontramos um lugar aqui em Cubatão para fazermos nossa oficina, estruturada e organizada para produzir os produtos e transmitir educação ambiental através dos produtos, palestras de educação ambiental e consultorias.

 

 

Com muita cumplicidade e auxílio da minha noiva e da minha família e sócia, reformamos o local, transformando em um local com a nossa cara e do nosso jeito. Sendo assim um lugar familiar e prazeroso de estar, produzir e aprender. Um lugar com proposito e amor envolvido, onde fabricamos sonhos e transformamos realidades, pois ressignificar algo que estava no lixo em algo valioso é a nossa praia.

 

Essa onda nos trouxe uma nova perspectiva e estilo de vida, onde aprendemos todos os dias algo diferente. É lindo ver as pessoas independentemente da idade vendo a transformação do material e aprendendo como de alguma forma colaborar e fazer parte de um todo que é estar envolvido em uma causa justa e real. Como limpar o único mundo que temos e ajudar a preservar nossas espécies e a nossa própria.

 

Com fé, amor, proposito e persistência vamos colhendo bons frutos. Esses resultados são só o início de tudo que há de vir.

 

Nesta coluna vou trazer, educação ambiental, histórias, lugares, experiências, parceiros, curiosidade, reflexões e tudo o que a sustentabilidade pode nos proporcionar no nosso próprio estilo de vida. Como na natureza nada se perde, tudo é reutilizado.

 

 

Vamos transformar resíduos parados em PARADAS sustentáveis!
Até breve, aquele abraço!

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

17 de dezembro de 2024

O Futuro Híbrido: A Nova Era do Mercado de Trabalho e das Nossas Vidas

Leia mais

17 de dezembro de 2024

O ESSENCIAL LIFESTYLE DO SURF

Leia mais

17 de dezembro de 2024

Uma Vida Entre Ondas e Memórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.