Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

13 de agosto de 2020

União cede gestão da Fortaleza da Barra Grande a Guarujá

 | Jornal Acontece

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) cedeu à Prefeitura de Guarujá permissão para gerir, pelos próximos 20 anos, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Com uma área de 28 mil metros quadrados, o local hoje um patrimônio cultural e símbolo da comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, começou a ser erguido em 1584 para impedir o acesso de invasores, ainda no Brasil Colônia.

A cerimônia aconteceu na última terça (11), no Paço Municipal. O prefeito Válter Suman recebeu o chefe do Escritório Descentralizado (Edesc) da SPU – Santos, Luiz Fernando de Melo Correia, e o secretário municipal de Cultura, Marcelo Nicolau.

Na ocasião, os representantes discutiram o planejamento de ações a serem viabilizadas no patrimônio histórico para fomentar ações turísticas e culturais após a pandemia do novo coronavírus. “O Município já cuidava de toda a área, mas agora temos a formalização disso junto à União. É gratificante para a cidade abrigar uma construção tão antiga, que emana história e conhecimento por todas as frestas”, definiu o prefeito Válter Suman, no ato de assinatura da cessão.

Para o titular da Secretaria de Cultura de Guarujá, o objetivo é desenvolver políticas capazes de atrair o olhar de turistas e moradores à Fortaleza. “Com a implementação de eventos culturais, acessibilidade e investimentos na estrutura interna, externa e entorno do local, vamos potencializar essa relação” destacou Nicolau.

O representante da SPU, Fernando de Melo, salientou a importância da tratativa. “Há a necessidade de se priorizar o melhor aproveitamento do patrimônio, que neste caso, acontecerá por meio da gestão municipal.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de agosto de 2020

Aviões da FAB iniciam distribuição de vacinas pelo Brasil

Leia mais

13 de agosto de 2020

Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Ministro

Leia mais

13 de agosto de 2020

Enfermeira é a primeira a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC