05 de maio de 2025
Paulo Alexandre Barbosa inicia missão internacional para ampliar Porto

Parlamentar se reuniu com a presidência mundial da MSC para fortalecer a temporada de cruzeiros e a geração de empregos na Baixada Santista A missão internacional liderada pelo deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) teve início nesta quinta-feira (1º), com uma agenda estratégica em Genebra, na Suíça.
Ao lado do prefeito de Santos, Rogério Santos, o parlamentar participou de uma reunião com Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, e Gianluca Suprani, vice-presidente mundial, visando a ampliação da movimentação de cargas e na consolidação das operações logísticas da MSC no Brasil, que é a maior armadora de navios do mundo, com mais de 1.200 embarcações de carga e cruzeiros.
O encontro, realizado na sede global da empresa, teve como objetivo fortalecer o relacionamento com a companhia e pleitear a ampliação das operações de cruzeiros no Porto de Santos. Durante a reunião, Barbosa ressaltou que no período de temporada, o terminal de passageiros da cidade é responsável por movimentar milhares de empregos diretos e indiretos. Estima-se que cada passageiro desembarcado injete, em média, R$ 1.000,00 na economia local.
Vale destacar que na última temporada de cruzeiros, foram injetados mais de 1,5 bilhões de reais na Baixada Santista. “A MSC tem papel estratégico no desenvolvimento da Região. Reforçamos o compromisso de ampliar a presença da empresa em Santos e garantir que os benefícios dessa operação sejam cada vez maiores para a população. É mais um passo no nosso esforço permanente em atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico da nossa Baixada Santista”, destacou o deputado.
A missão internacional seguirá nos próximos dias com visitas técnicas e reuniões na Alemanha e na Dinamarca, onde o parlamentar irá acompanhar as instalações do Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, em construção entre os dois países, com o objetivo de trazer experiências e tecnologias para aplicar no projeto do Túnel Santos-Guarujá.