10 de julho de 2025
Paulo Serra atinge até 6,7% em nova pesquisa para o Governo de SP

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (9), aponta o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), com até 6,7% das intenções de voto para o Governo do Estado de São Paulo. O tucano mantém estabilidade em relação à pesquisa anterior, de maio, quando registrou 7,1%, e supera, em alguns cenários, o vice-governador Felício Hamuth (PSD).
Presidente estadual do PSDB, Serra aparece em todos os oito cenários testados pela pesquisa. Quando o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é incluído na disputa, o ex-prefeito varia entre 3,9% e 4,5%. Em cenários sem Tarcísio — que pode concorrer à Presidência — Serra chega a alcançar 6,7%.
Para o tucano, o resultado mostra consistência e reforça a presença de uma pré-candidatura de centro viável e experiente. “É uma honra ser lembrado pelos paulistas. Acredito que muito desse reconhecimento vem da gestão inovadora que fizemos em Santo André, com responsabilidade, resultados e eficiência. Seguimos como uma alternativa sólida de centro para São Paulo”, afirmou.
Paulo Serra governou Santo André por dois mandatos (2017–2024), encerrando a gestão com 80,1% de aprovação, segundo pesquisa do próprio Instituto Paraná, realizada em dezembro de 2024. Seu sucessor, Gilvan Junior (PSDB), foi eleito no primeiro turno.
Metodologia
A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 4 e 8 de julho, com 1.680 eleitores em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Outros levantamentos
Pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada em maio de 2025, também mostrou Serra bem posicionado na corrida estadual, com até 13% das intenções de voto em alguns cenários. O ex-prefeito ainda foi citado para o Senado, com 4% das menções.
Perfil
Paulo Serra é economista formado pela USP, graduado em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo e especialista em Gestão Governamental e Políticas Públicas. É professor universitário e, em 2025, concluiu certificação na Universidade de Harvard (EUA) em financiamento de infraestrutura e PPPs.
Antes de ser prefeito, foi vereador e secretário municipal. Durante sua gestão no Executivo, presidiu por três vezes o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que reúne sete cidades da região metropolitana de São Paulo.