Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

10 de junho de 2025

Pela 3ª vez consecutiva, Cubatão está no topo do ranking regional do Ministério da Saúde

 | Jornal Acontece
Pontuação da cidade cresce 33,86% no primeiro quadrimestre de 2025
 

Pela terceira vez consecutiva, Cubatão registra o melhor desempenho no ranking da Atenção Primária à Saúde (APS) entre os municípios da Baixada Santista, conforme informações do Ministério da Saúde. O 1º quadrimestre de 2025 (janeiro-abril) mostra que Cubatão não só se manteve à frente na região, como melhorou seus próprios indicadores, chegando a 448,11 pontos, com Índice Sintético Final 8,27 (ISF).

 

No quadrimestre anterior (setembro/dezembro de 2024), Cubatão estava com 334.76 pontos. A diferença mostra um crescimento de 33,86% na pontuação. Esse avanço fez com que o município saltasse também na classificação estadual, subindo 90 posições, da 371ª para a 281ª.

 

“Mais do que a primeira posição do ranking na Baixada Santista, comemoramos que melhoramos ainda mais nossos indicadores, principalmente os três que se referem ao número de consultas de pré-natal por gestante, atendimentos odontológicos realizados em gestantes e proporção de gestantes que realizaram exames de HVV/sífilis”, avalia o secretário de Saúde Márcio Oliveira.

 

Dividido em quatro faixas de cor, vermelho (menor que 4.0), amarelo (entre 4.0 e 6.9), verde (entre 7.0 e 9.0) e azul (maior que 9.0), o ISF é formado por sete indicadores.

 

Gestantes – Três dos indicadores referem-se ao atendimento a gestantes. Os três estão na faixa azul:

 

– Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação: 48%;

Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV: 67%; e

– Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado: 68%.

Esses três indicadores registraram crescimento. No quadrimestre anterior, estavam os três na faixa verde, respectivamente em 40%, 52% e 52%.

 

Vacinação – Já o indicador de vacinação mostra uma cobertura de 88% em crianças de até um ano, um pouco acima dos 87% do período anterior. Esse indicador leva em conta a proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite Inativada. A meta é ultrapassar a cobertura de 90%.

 

Os demais indicadores são os seguintes: percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre (35%, faixa verde); cobertura de exame citopatológico (23%, faixa laranja) e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada (22%, faixa laranja).

 

Cubatão chegou ao primeiro lugar na região no segundo quadrimestre de 2024 (maio-agosto), após uma recuperação que começou com uma série de medidas tomadas no primeiro quadrimestre de 2023, quando o município apresentava índices nas faixas laranja e vermelha dos indicadores referentes a gestantes.

 

Uma das prioridades então foi a identificação de casos de gestação de risco e a busca ativa de faltosas às consultas de pré-natal. Em maio de 2023, a Secretaria de Saúde ampliou para 37 o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), distribuídas entre as 18 unidades de Saúde do município, e formou o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), uma equipe de ginecologistas, pediatras, além de outros especialistas e técnicos. O NASF tem a função de dar apoio e orientar as equipes sobre as estratégias de atuação para atender as metas de atendimento.

 

Como consultar – Para consultar o ranking, clique em https://esusfeedback.com.br/previne-brasil/regional e, em seguida, preencha os campos de acordo com o quadrimestre, região, Estado, RRAS7 e Baixada Santista.

 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de junho de 2025

Guará Fest encerra neste fim de semana com show gratuito “Roupa Nova In Concert”

Leia mais

10 de junho de 2025

Show ‘Roupa Nova In Concert’ marca encerramento Guará Fest neste final de semana

Leia mais

10 de junho de 2025

Bombeamento da Ilha Caraguatá volta a funcionar contra alagamentos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.