15 de dezembro de 2023
“Pela primeira vez conseguimos colocar um comunista no STF”, diz Lula sobre aprovação de Dino
”Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história desse país,
nós conseguimos colocar na Suprema Corte desse país um ministro comunista,
um companheiro da qualidade do Flávio Dino.” Comenta Lula
O Supremo Tribunal Federal é o órgão que representa a instância máxima do Poder Judiciário no Brasil. Atua como defensor da Constituição Federal, agindo como suprema corte do Brasil, julgando casos de constitucionalidade e inconstitucionalidade, além de atuar como última instância de recurso.
No inicio do mês o Presidente Lula indicou Flavio Dino, Ministro da Segurança Pública, para o compor o STF.
Os senadores aprovaram Dino, por 47 votos a 31. Ele precisava de pelo menos 41 votos para a aprovação. Foi registrada uma abstenção na votação.
As votação é secreta. Portanto, não é possível saber como cada parlamentar se posicionou.
Dino, atualmente tem 55 anos, e se as regras atuais forem mantidas, poderá ficar no Supremo por vinte anos, mantendo ele cadeira na Corte até abril de 2043, quando completará 75 anos.
OPOSIÇÃO
A oposição critica a aprovação de Dino o fato de ser comunista. O senador Magno Malta (PL-ES) afirma ter votado contra a pelo fato de Dino ser “comunista” e por não acreditar que o ministro irá, de fato, se desvencilhar do perfil político ao chegar à Corte.
“Vergonha! Dino aprovado. Temos um Senado subserviente. Agora há no STF um comunista sem apreço pelo democracia e pela liberdade. Parabéns aos 31 senadores que votaram contra esse absurdo. Que em 2026 tenhamos organização para eleger senadores de caráter e que saibamos em quem votar”, disse o líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ).