Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

10 de julho de 2017

Peregrinação

Imagem pergrina de Nossa Senhora de Fátima chega em Cubatão

A cidade é o último destino da imagem no Brasil, nesta viagem


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou em Cubatão no final da manhã de hoje (10) à igreja São Francisco de Assis. Fiéis aguardavam ansiosos do lado de fora com preces e cânticos. Emocionados, aclamavam a chegada da santa. Trazida pela brigada de incêndio da Guarda Portuária de Santos, ela foi levada pelo pároco Carlos de Miranda Alves ao altar para uma missa de boas-vindas.
A autônoma Adelma Caetano dos Santos, 44 anos, é devota de Fátima desde a adolescência e aproveitou a oportunidade para agradecer. “Quando perdi minha mãe, entreguei a vida dela nas mãos de Nossa Senhora de Fátima e senti o conforto de que tanto precisava”, emocionou-se. Por coincidência, sua mãe foi sepultada em um dia 13 de maio, quando se comemora o dia da santa. E há dois anos, na mesma data, ela montou o próprio negócio, vendendo pães e bolos. O nome escolhido não poderia ser diferente: “Casa do Pão Caseiro Nossa Senhora de Fátima”.
Quem também aproveitou a oportunidade para ver a imagem de pertinho é a encarregada de limpeza Maria de Lourdes Celestino Queiroz, 58 anos. Cantando e rezando, Maria estava do lado de fora esperando a chegada da santa para não perder nada. “É um momento de muita alegria e emoção. Hoje quero agradecer por todas as bênçãos que ela já me concedeu e pedir por mais paz e união no nosso País”, declarou.
Representando o prefeito Ademário Oliveira, o vice-prefeito Pedro de Sá Filho, que também é católico, participou da missa. “É a oportunidade de sermos abençoados e inspirados, pois Fátima é exemplo de dedicação e trabalho em favor de quem mais precisa. Receber a imagem peregrina é motivo de orgulho para nossa cidade”, declarou.
Durante a missa, o padre enfatizou a humildade que a figura da santa representa. “Penso em quantas pessoas por todo o mundo diante dessa imagem se emocionaram, rezaram, suplicaram e verteram suas lágrimas e diante dela se deixaram tocar pela realidade do céu. Como cristãos católicos sabemos a importância de uma imagem sacra. E hoje tivemos o privilégio de estar tão perto dela!”, comemorou. A imagem permanece até quinta-feira em Cubatão, quando retorna a Portugal.
Programação – Nesta terça-feira (11), o dia inicia com o Santo Terço às 7h; às 15h a reza do Terço da Misericórdia; às 18h o ofício cantado; e às 19h, Missa, na Igreja São Francisco de Assis (Av. Nossa Senhora da Lapa, ..). No dia 12 tem Rosário das 7h às 11h; às 15h, o Terço da Misericórdia cantado; a partir das 18h o ofício cantado e e a reza do terço. A partir das 19h, a imagem segue em procissão da Vila Nova até Capela Nossa Senhora de Fátima, na Vila Natal, onde lá será realizada missa às 20h (Av. 25 de Dezembro, 728), retornando posteriormente à São Francisco.
No seu último dia na cidade (13), tem reza do terço das 7h ás 12h; às 12h, será realizada a celebração da Santa Missa e despedida da imagem, na Igreja São Francisco de Assis. Às 15h, acontece o translado da imagem peregrina rumo ao aeroporto de Guarulhos, de onde partirá de volta para Portugal.
Nossa Senhora de Fátima – Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal. De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria teria ocorrido no dia 13 de maio de1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.
A aparição identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário. O seu principal local de devoção é o próprio santuário, situado em Ourém, em Portugal.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de julho de 2017

Conta de luz vai subir 16,4% para moradores da Região

Leia mais

10 de julho de 2017

Alesp aprova proposta que altera normas relacionadas ao funcionalismo público

Leia mais

10 de julho de 2017

Outubro Rosa: leis aprovadas na Alesp garantem prevenção ao câncer de mama

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.