Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

10 de janeiro de 2025

Peruíbe decreta estado de emergência após chuvas; SP mantém ajuda humanitária e envia técnicos para vistoriar áreas

 | Jornal Acontece
São 442 desabrigados, que estão alogados em três escolas municipais; Defesa Civil e Fundo Social já enviaram 1,7 mil itens
 
 

O Governo de São Paulo homologou nesta sexta-feira (10) o decreto que estabelece estado de emergência no município de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. A Defesa Civil do Estado contabiliza o total de 442 desabrigados (137 famílias), que estão alojados em três escolas municipais.

 

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado realiza o monitoramento ininterrupto da situação no município em contato direto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

 

Além disso, foi enviado alerta pelo modo Cell Broadcast (leia mais abaixo) para alertar toda a população sobre os riscos das chuvas no município.

 

A Defesa Civil do Estado fez uma reunião com todas as secretarias do administração municipal com o objetivo de orientar sobre os procedimentos para a solicitação de apoio e colocou à disposição recurso emergencial.

 

Após a solicitação da prefeitura, será encaminhada uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para a realização de vistorias técnicas em áreas onde ocorreram deslizamentos de terra.

 

 

A equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou visitas a todos os abrigos do município, orientando as equipes municipais sobre os procedimentos adequados para a gestão dos locais.

 

 

Além disso, coordenou, com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, ações de salvamento das pessoas que se encontravam ilhadas em suas residências.

 

 

Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo já enviaram o total de quatro caminhões com 300 cestas básicas; 350 kits de limpeza; 350 kits de higiene; 350 kits avulsos (rodo, vassoura e água sanitária); 350 kits dormitório (colchão, travesseiro, cobertor e roupa de cama); 5 caixas de roupas (2 masculinas, 1 feminina, 2 infantis), além de brinquedos, absorventes, calçados e álcool em gel.

 

 

Alerta sonoro

 

Na quarta-feira (8), a Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou os moradores de Peruíbe sobre chuva forte e risco alto para alagamentos e deslizamentos via Cell Broadcast.

 

 

Na manhã de quarta, a Defesa Civil de São Paulo enviou via SMS alertas para os moradores sobre a chuva persistente e ventos fortes. No período da tarde, o sistema Cell Broadcast foi acionado.

 

 

“A partir do momento que o cenário vai se agravando e nós temos a solicitação do município, enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas“, explica o tenente Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

 

 

Nesta sexta-feira (10), as chuvas devem perder a intensidade.

 

 

Recomendações da Defesa Civil

 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:

 

  • Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
  • Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
  • Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
  • Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
  • Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

Sobre a Operação Chuvas

 

Peruíbe faz parte da lista de municípios identificados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que monitora áreas de risco em todo o estado e coordena ações preventivas e emergenciais com o suporte de diversos órgãos estaduais.

 

A Operação Chuvas é uma iniciativa do governo paulista, que faz parte da campanha SP Sempre Alerta, coordenada pela Defesa Civil. Desde dezembro, a campanha monitora as condições climáticas e áreas de risco no estado, com o objetivo de prevenir desastres naturais e garantir respostas rápidas dos órgãos estaduais durante o período chuvoso, minimizando riscos e reduzindo o impacto para a população.

 

Fonte: Agência de Notícias do
Governo do Estado de São Paulo
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de janeiro de 2025

Bicicletas compartilhadas: gratuidade dia 18 incentiva o uso ao lazer, turismo e mobilidade sustentável durante o verão

Leia mais

10 de janeiro de 2025

Sede da IPDA em Santos recebe donativos para vítimas das chuvas em Peruíbe

Leia mais

10 de janeiro de 2025

Guarujá conta com programação religiosa para o Dia de Santo Amaro

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.