Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

20 de junho de 2022

Pesquisa inédita revela que 65% dos brasileiros afirmam que as normas técnicas são importantes no seu dia a dia

 | Jornal Acontece

Levantamento inédito e com alcance nacional realizado pelo Instituto FSB Pesquisa a pedido da ABNT, mostra a importância que as normas técnicas trazem a sociedade

 

O Instituto FSB Pesquisa realizou um levantamento exclusivo, a pedido da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para avaliar a relação do brasileiro com o conhecimento sobre a normalização de produtos e serviços. O estudo foi realizado em março de 2022, com uma amostra de 1.000 entrevistas por abordagem online (de todas as regiões do país — nas 27 Unidades da Federação) e traz um panorama nacional referente a busca pela segurança e qualidade de produtos e serviços e o impacto na vida das pessoas.

 

A pesquisa revelou a relação da população com as normas técnicas. Segundo o levantamento, 65% dos brasileiros afirmam que são importantes no seu dia a dia; 66% para que produtos do dia-a-dia não façam mal nem agridam ao meio ambiente e 57% para que sejam criados/produzidos cada vez mais com base em inovação.

 

O levantamento destacou ainda a importância que as normas técnicas trazem a sociedade. De acordo com os dados da pesquisa, 65% dos entrevistados acreditam que a normalização de produtos e serviços protegem os consumidores e usuários em geral, de produtos e serviços, 56% que compartilham os avanços tecnológicos e a boa prática de gestão, 61% fornecem aos governos uma base técnica para saúde, segurança e legislação ambiental, e avaliação da conformidade, 44% facilitam o comércio entre países tornando-o mais justo, 43% disseminam inovação, 65% tornam o desenvolvimento, a fabricação e o fornecimento de produtos e serviços mais eficientes, mais seguros e mais limpos e 46% tornam a vida mais simples provendo soluções para problemas comuns.

 

“As normas têm uma enorme e positiva contribuição para a maioria dos aspectos de nossas vidas, pois são as principais referências no desenvolvimento de soluções, produtos e serviços disponíveis e que estão mais presentes no dia-a-dia, desde a roupa que vestimos ao alimento que chega à mesa”, revela Mario William.

 

Inovação

 

A pesquisa trouxe também as principais percepções do brasileiro quando o assunto é inovação. De acordo com o levantamento, 82% da população entendem uma situação como sendo inovadora quando que se trata de uma mudança que torna a vida das pessoas mais simples ou prática; 72% acreditam que uma mudança que reduz o custo de um produto ou serviço é uma inovação; 23% consideram inovação quando um produto/serviço passa a ter algum tipo de certificação ou selo e 19% avaliam uma mudança no design de um produto.

 

Quando estimulados a falarem sobre o que considera inovação, 37% dos brasileiros entendem que seja o lançamento de algo novo, enquanto 34% acreditam no aperfeiçoamento de um produto ou serviço, 10% relacionam a algum avanço tecnológico e apenas 4% à soluções facilitadoras.

 

Para 23% dos entrevistados, a tecnologia é o atributo mais associado a ideia de inovação, acompanhado de novidade e criatividade com 13% cada uma e para 11% trata-se da aplicação de alguma mudança.

 

A pesquisa de opinião quantitativa contou com amostra representativa dos brasileiros com acesso a internet no país com idade a partir de 18 anos, de classes ABC, nas 27 Unidades da Federação ( UFs ). Amostra com controle por sexo, idade e região. A margem de erro no total da amostra é de 3 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 10 e 30 de março de 2022.

 

 

 

Sobre a ABNT
 
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de junho de 2022

ESPM abre inscrições para programa gratuito de fortalecimento em aprendizagem para jovens

Leia mais

20 de junho de 2022

Unipar leva estudantes e educadores de Cubatão e Santo André para visitas à SP-Arte

Leia mais

20 de junho de 2022

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.