Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

11 de outubro de 2022

PG vacina contra a pólio, covid-19, gripe e outras doenças no feriado da Padroeira do Brasil

 | Jornal Acontece

Cemas estará aberto das 9 às 15 horas

 

O Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto normalmente nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), para imunizar a população. O horário será das 9 às 15 horas. Serão oferecidos no polo de vacinação os imunizantes contra a poliomielite, covid-19 e gripe, além das vacinas de rotina do calendário anual de vacinação.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 31 de outubro. A vacinação contra a pólio tem como público-alvo crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. Já a Campanha de Multivacinação (atualização da carteira de vacinação) atende crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. O responsável deverá levar a criança ou adolescente com um documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos.

 

Meningite – Praia Grande também está aplicando a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos. Essa medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme orientação do Ministério da Saúde. A vacina já é disponibilizada para quem tem 11 e 12 anos.

 

Já a vacina meningocócica C, que até então era indicada a crianças até 5 anos, foi ampliada quem tem até 10 anos (que ainda não se vacinou) e trabalhadores da saúde. Essa medida vale até fevereiro de 2023.

 

A vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) também foi ampliada. Meninos de 9 e 10 anos de idade estão aptos a receber o imunizante. Até então, a vacina era restrita a meninos de 11 a 14 anos e a meninas de 9 a 14 anos.

 

Covid-19 – Praia Grande continua ofertando a primeira dose da vacina contra a covid-19 para crianças maiores de 3 anos. Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

 

– Documento de identidade do responsável;
– Comprovante de residência em nome do responsável;
– Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
– Caderneta de vacinação da criança;
– Cartão do SUS da criança;
– CPF da criança (se possuir);
– Documento que comprove a comorbidade ou deficiência (quando for o caso);
– Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

 

A quarta dose da vacina contra a covid-19 continua disponível para as pessoas acima de 18 anos. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses. Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. É preciso levar o comprovante de vacinação, além de documento pessoal e comprovante de residência.

 

Gripe – A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.

 

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

 

Usafas – De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) continuam realizando normalmente as vacinações de rotina, poliomielite, covid-19 e gripe.

 

 

 

Foto:Fred Casagrande
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

11 de outubro de 2022

UMA JORNADA PELA SAÚDE E COMUNICAÇÃO

Leia mais

11 de outubro de 2022

Policlínica de Cubatão oferece acupuntura

Leia mais

11 de outubro de 2022

Impacto dos novos medicamentos para controle do diabetes

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.