07 de junho de 2023
POLICIAIS MILITARES QUE AMARRARAM PÉS E MÃOS DE HOMEM NEGRO SÃO AFASTADOS

Os Policiais militares de São Paulo que carregaram um homem com as mãos e os pés amarrados dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento da Vila Mariana (SP) no último domingo (5), foram afastados. O vídeo, divulgado através das redes sociais do padre Júlio Lancellotti e do sociólogo Paulo Escobar, gerou indignação pública.
”INADMISSÍVEL! Um homem negro é amarrado pelas mãos e pelos pés e carregado, como se fosse uma presa” Orlando Silva, deputado federal, através das redes sociais.
RACISMO | Homem negro é detido e carregado com mãos e pés amarrados pela PM. O caso aconteceu neste domingo na Vila Mariana, Zona Sul de SP. O crime pelo qual o homem é acusado: furto de 2 caixas de chocolate. A cena nos remete diretamente aos séculos de escravidão pic.twitter.com/LRtHJZBxfw
— PSTU 🇵🇸 (@pstu) June 7, 2023
O rapaz, que estava com duas caixas de chocolate nas mãos, foi encontrado próximo ao mercado pelos agentes. Ele não teria obedecido aos policiais e foi “necessário o uso da força para algemá-lo”, segundo o boletim de ocorrência.
Através de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo lamentou o ocorrido e disse que a ação dos policiais não é condizente com os procedimentos operacionais da Polícia Militar do Estado.