30 de agosto de 2023
Praia do Tombo recebe 1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf
Competição acontece neste fim de semana (2 e 3); as inscrições continuam até sexta-feira (1º) e podem ser feitas por meio do WhatsApp (13) 99683-0407
A Praia do Tombo recebe neste sábado (2) e domingo (3), o 1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf. A competição é organizada pelo Projeto Ondas, em parceria com o surfista profissional Rodrigo Koxa, beneficiário do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae), aportado pela empresa Santos Brasil, e regido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Guarujá (Sel). As baterias terão inicio às 8 horas.
As inscrições, que custam R$ 90,00 para associados e R$ 120,00 para não sócios, prosseguem até sexta-feira (1º) e podem ser feitas por meio do WhatsApp (13) 99683-0407. O Circuito é destinado a crianças, jovens e adolescentes entre 6 e 18 anos (17 anos e 11 meses) das escolas públicas, privadas, organizações sociais, associações de surf do Município e da Baixada Santista.
Seus principais objetivos são o de fomentar o esporte, promover valores importantes como trabalho em equipe, superação e respeito ao meio ambiente, além de contar pontos para o circuito guarujaense de base, definindo os campeões municipais de surf amador.
Os organizadores esperam cerca de 150 surfistas, divididos em 12 categorias: sub-10 misto, sub-12 masc/fem, sub-14 masc/fem, sub-16 masc/fem, sub-18 masc/fem e, também, com as categorias AirShow, na Open sub-16 masc/fem.
Essa é a chance de meninos e meninas mostrarem suas habilidades e talento no surfe, além de vivenciar valores essenciais como o respeito, a ética e a amizade que o esporte proporciona, com a oportunidade de se inspirar em dois dos grandes nomes do surfe brasileiro: Jojó de Olivença e Rodrigo Koxa.
Projeto Ondas
Com 15 anos de existência, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de cinco mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais, que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.
As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em Português, Matemática e outras disciplinas.
“O objetivo é de resgatar o protagonismo em Guarujá, como destaque da região no estímulo à prática desta atividade esportiva, baseada num modelo misto, entre competitivo e participativo, prezando pela disseminação de valores, tão precários atualmente”, afirma Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro de surfe e idealizador do Projeto Ondas.
Rodrigo Koxa
Renomado mundialmente, Koxa ganhou o cobiçado prêmio Quiksilver XXL Biggest Wave, no Big Wave Awards, da World Surf League (WSL) em 2018 e também teve a sua onda oficializada pelos juízes da Big Wave Awards, sediados em Santa Monica, CA, como a maior já surfada na história, em Nazaré, no ano de 2017.
Além do patrocínio por intermédio do Promifae e o apoio da Sel, a competição conta com a supervisão da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e da Associação de Surf de Guarujá (ASG).