Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

26 de fevereiro de 2021

Praia Grande inicia 1ª fase do Plano de Retomada das Aulas Presenciais

 | Jornal Acontece

Retornam as escolas alunos do Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Fundamental e EJA

 

Na próxima segunda (1º), a Prefeitura de Praia Grande inicia o Plano Municipal das Aulas Presenciais, elaborado pela Secretaria de Educação (Seduc) local. Nesta primeira fase, mais de 16 mil alunos têm a possibilidade de retornar a rotina de sala de aula. Para garantir a biossegurança de estudantes, professores e funcionários, as 77 unidades de ensino da rede municipal estão equipadas. O uso de máscara será obrigatório, assim como, a utilização de álcool em gel e a medição de temperatura.

 

Retornam nesta primeira fase os alunos das turmas de transição de nível. Desta forma, voltam a rotina escolar a partir de segunda-feira (1º), estudantes matriculados no Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As salas foram divididas em quatro turmas, cada uma dela participa da atividade presencial uma vez por semana, de segunda a quinta. Na sexta, o docente atenderá os alunos que retomaram neste momento.

 

As aulas das turmas de Infantil II terão três horas de duração presencial e uma remota. Já os alunos do 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contarão com 3 horas de aula na escola e duas online. Aqueles meninos e meninas que não retornam neste momento, bem como, os que não fazem parte dos níveis de ensino destacados continuarão com as aulas à distância, como ocorre desde o ano passado.

 

A primeira fase do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presencias terá a duração de 30 dias. Após o período, caso as condições sejam favoráveis, a Secretaria de Educação avançará o plano entrando na segunda fase prevista para iniciar em 5 de abril. “Vamos dar um passo de cada vez. Queremos garantir a retomada de forma segura. Precisamos aos poucos voltar, mas sem esquecer da questão da saúde”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.

 

Na segunda fase do Plano de Retomada, a capacidade das turmas passa de 25% para 50% do total de alunos por sala. Por semana, ao invés de irem uma vez começam a assistir às aulas presenciais dois dias da semana. Nesta etapa, além dos estudantes que faziam parte da primeira fase, os alunos do Infantil I e do 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental também frequentam a unidade de ensino.

 

As escolas seguirão todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contarão com tapete higiênico, álcool gel, realizarão aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. Os recreios não terão mais o sistema self-service, sendo que a comida será servida aos alunos.

 

Nas duas primeiras fases, o retorno dos alunos para a sala de aula será facultativo. Desta forma, pais ou responsáveis que entenderem ainda não ser o momento poderão optar pela permanência do ensino remoto. Para isso, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.

 

Já a terceira e última etapa do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais está prevista para começar em maio, quando 100% dos alunos retornam para aulas presenciais. Para isso, o Município deve estar na Fase Verde do Plano SP. Neste período, voltam a atender as turmas de Creche, Educação Especial, Complementação Educacional e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

Fonte: PMPG
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de fevereiro de 2021

ESPM abre inscrições para programa gratuito de fortalecimento em aprendizagem para jovens

Leia mais

26 de fevereiro de 2021

Unipar leva estudantes e educadores de Cubatão e Santo André para visitas à SP-Arte

Leia mais

26 de fevereiro de 2021

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.