Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

25 de maio de 2023

Praia Grande oferece desconto de IPTU para moradores aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência

 | Jornal Acontece

Prazo para fazer solicitação Proprietários vai até 30 de junho de 2023

 

Praia Grande oferece um benefício diferenciado para aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência: redução no valor do IPTU. O prazo para solicitar vai até 30 de junho de 2023. Entre outros requisitos listados na Lei 574/2010, artigo 28, é necessário ser morador de Praia Grande há mais de dois anos.

 

Para aposentados e pensionistas o desconto é de 30% ou 60% e no caso de pessoas com deficiência, o desconto é de 100%, seguindo critérios previstos em lei. Caso sejam deferidos, os descontos passam a valer a partir de 2024. Ex-combatentes também podem fazer o pedido de isenção de IPTU para o próximo ano. Somente este ano, mais de 800 pessoas já fizeram o requerimento.

 

Aqueles que vão solicitar pela primeira vez devem comparecer na prefeitura de segunda a sexta-feira, das 9h à 16h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (13)3496-2000. Para quem prefere resolver de casa, a solicitação pode ser feita por email. Para redução de IPTU a aposentados e pensionistas, o email é cadastro.reducao@praiagrande.sp.gov.br. Já o pedido de isenção para pessoas com deficiência e ex-combatentes, o endereço de email é iptu@praiagrande.sp.gov.br.

 

A documentação necessária para fazer o requerimento é:

 

– RG e CPF;
– Título de Eleitor de Praia Grande ou o Cartão da USAFA emitido há pelo menos dois anos, ou comprovante de que o interessado participa de qualquer programa ou atividade oferecida pela administração municipal há, pelo menos, dois anos
– Conta de Luz e Água, do mês anterior à data do pedido, em nome do requerente ou cônjuge;
– Comprovantes de Rendimento (holerite), mais recentes, da aposentadoria, pensão e de qualquer outro rendimento do (a) requerente e de seu cônjuge ou companheiro (a);
– Caso seja viúvo (a) pensionista, apresentar certidão de óbito do (a) cônjuge ou companheiro(a);
– Espelho de IPTU em exercício;
– Declaração do imposto de renda “completa” juntamente com o seu comprovante de entrega no exercício em questão, caso for isento, informe de rendimentos;
– Escritura ou contrato de compromisso de compra e venda do imóvel com reconhecimento de todas as assinaturas em cartório;
– Caso seja inquilino(a), apresentar contrato de locação do imóvel relativo aos dois últimos anos, com firma reconhecida de todas as assinaturas (não será concedida a redução quando o contrato de locação for celebrado entre parentes até terceiro grau);
– Caso seja inquilino(a) recibo de aluguel do último mês;
– Certidão negativa de débito ou levantamento, que conste que não tenha débito com a prefeitura, ou esteja em dia com seu parcelamento.

 

Lei – O benefício é concedido aos munícipes que atendem aos requisitos do art. 28 da lei 574/2010, entre eles é preciso residir no Município há mais de dois anos. Para os que possuem rendimento entre 1 e 5 salários mínimos a redução no IPTU é de 60% e, para os que recebem entre 5,01 e 10 salários mínimos a redução é de 30%. No caso de pessoas com deficiência e ex-combatentes, a isenção do imposto é total, ficando a pagar somente a taxa TSU. O período de solicitação do desconto para o ano subsequente é normalmente do início de março a 30 de junho, em caso de primeira vez.

 

Já a Lei Complementar 938/2022 sancionada pela prefeitura, no final do ano passado, foi a que modificou a Lei Complementar 574/2010 (Código Tributário Municipal). A nova legislação visa promover uma necessária revisão e atualização das regras, compatibilizando à realidade atual e garantindo melhorias significativas na rotina de prestação dos serviços administrativos, com menos burocracia.

 

Renovação – Os aposentados e pensionistas que já possuem o benefício não necessitam de renovação para o ano de 2023. Após as mudanças no Código Tributário Municipal, o prazo de renovação aumentou de três para cinco anos. Ou seja, mais de 3 mil pessoas que renovariam o benefício em 2023, vão renovar somente em 2025. “O nosso objetivo é desburocratizar e simplificar o máximo possível. No caso dos aposentados e pensionistas, a maioria é idosa e, muitas vezes, fica difícil vir até a prefeitura. Recentemente, enviamos um informativo para esses 3 mil idosos avisando que a renovação do benefício teve seu prazo alterado, sendo a cada 5 anos”, destacou o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

 

Outras mudanças também foram positivas para os beneficiários, pois ajudaram no processo de simplificação dos procedimentos: para a solicitação do pedido de redução do IPTU era obrigatório a apresentação do título de eleitor, e com a mudança da lei, o domicilio na Cidade poderá ser comprovado com cartão da USAFA emitido há pelo menos dois anos, ou comprovante de que o interessado participa de qualquer programa ou atividade oferecida pela administração municipal durante o mesmo período.

 

De acordo com dados do Cadastro Imobiliário da Secretaria de Finanças, Praia Grande possui cerca de 8 mil benefícios vigentes de descontos de IPTU. A intenção da Administração é ampliar este número, contemplando mais contribuintes.

 

 

Fonte:PMPG/Foto:Richard Aldrin

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 de maio de 2023

Feira de economia criativa oferece artesanato, apresentações artísticas e lazer

Leia mais

25 de maio de 2023

Humor Solidário: Shopping realiza show de comédia para ajudar população do Rio Grande do Sul

Leia mais

25 de maio de 2023

Cubatão antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores para junho

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.