Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

30 de junho de 2022

PRÉ-NATAL: SUS oferece acompanhamento de gestações

 | Jornal Acontece

Equipes multiprofissionais atuam na redução de partos prematuros, de complicações por hipertensão arterial, transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e as hepatites

 

Toda a mulher grávida ou que queira engravidar pode procurar uma Unidade Básica de Saúde do SUS para receber as orientações necessárias. Por lá, equipes multidisciplinares acompanham as mulheres do pré-natal ao puerpério, encaminhamentos e exames como hemograma completo, grupo sanguíneo e fator Rh, sorologia para sífilis, anti-HIV, toxoplasmose, IgG e IgM, hepatite B, teste oral de tolerância à glicose e ultrassonografia obstétrica.

 

Isabella Damascena, enfermeira da rede pública de saúde do Distrito Federal, enfatiza que é necessário buscar o pré-natal assim que a gravidez seja confirmada. “Algumas mulheres tem dúvida: ‘ah, preciso esperar algum período para dar entrada?’. Não. Assim que você descobre a gestação, já precisa dar início ao seu pré-natal. De início, já é preciso fazer exames para rastrear possíveis patologias, doenças. E rastrear riscos, tanto para gestante quanto para o bebê”, explica a profissional.

 

A Tereza Klavidianos, de 25 anos, encontrou serviços de qualidade e uma equipe multiprofissional para atendê-la durante todo o pré-natal e até depois do parto. “Consulta com dentistas, grupos de gestantes… O SUS me acolheu para além do pré-natal, no pós-parto também. Era atendida por enfermeiras e médicas – todas muito atenciosas. ”

Para iniciar o pré-natal, é preciso a comprovação da gestação pelo exame de sangue Beta HCG, disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), documento de identificação e comprovante de residência.

 

Caderneta da Gestante

 

O Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, elaborou a Caderneta da Gestante. O material conta com respostas para as principais dúvidas, exames, direitos da mulher grávida ou puérpera, dicas para uma gravidez saudável e orientações sobre o desenvolvimento do bebê. 

 

A Caderneta da Gestante é disponibilizada gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e no site do Ministério da Saúde. Este instrumento é importante para a qualificação da atenção pré-natal à medida que os procedimentos e condutas clínicas são realizados e avaliados, sistemática e periodicamente, em todas as consultas, junto com possíveis diagnósticos, que são devidamente registrados no documento .
 

 

 

 

Foto:Arquivo EBC
Fonte: Brasil 61
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de junho de 2022

Casa da Mulher de Santos inicia atendimentos psicológicos

Leia mais

30 de junho de 2022

Patrulha Maria da Penha realiza palestra sobre Agosto Lilás aos alunos do CAMP Guarujá

Leia mais

30 de junho de 2022

FSS promove caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.