20 de agosto de 2023
Prefeitura deixa de imprimir mais de 1 milhão de páginas com os processos digitais
A Prefeitura de Praia Grande superou uma importante marca nesta semana. Os cerca de 32 mil processos digitais já tramitados pela Administração Municipal totalizam mais de 1 milhão de páginas que não precisaram ser impressas devido a utilização do moderno sistema.
Existem ainda outros números que comprovam o êxito alcançado no projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) do Município e que já funciona como ferramenta indispensável de trabalho pelas demais pastas locais. A tramitação desses processos digitais significa 335.361 documentos oficiais publicados e uma economia de quase R$ 80 mil aos cofres da Cidade.
Mas não para por aí. O sistema da Prefeitura também agrega na questão ambiental. Mais de 100 árvores deixaram de ser derrubadas para que esse 1 milhão de folhas fossem produzidas. A economia de 10.394.789 litros de água e ainda 7.025 Kw/h de energia também fazem parte deste processo.
“É com alegria que a Prefeitura de Praia Grande atinge essas marcas importantes. A tramitação dos processos digitais é algo consolidado, que traz mais agilidade, economia e ainda passa por essa questão ambiental. Todas as secretarias já aderiram a esta ferramenta e o crescimento desses índices positivos ocorrerá naturalmente”, comentou a secretária de Planejamento da Cidade, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira.
Outro destaque diz respeito a segurança de dados, já que os processos digitais da Prefeitura de Praia Grande seguem as diretrizes e estão adequados a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O fato traz ainda mais confiabilidade e credibilidade para o sistema.
“Os servidores que estão aptos para operar o sistema passam por um período de capacitação. Todos estão cientes de suas responsabilidades e as etapas que devem ser seguidas para tramitação dos processos digitais. A equipe da Seplan segue atenta, monitorando e trabalhando para aprimorar o sistema”, disse a secretária.
Evolução – A implantação dos processos digitais ocorreu em 2018. Naquele ano, apenas 60 foram tramitados totalizando 714 páginas. O crescimento veio de forma gradativa. A partir de 2022, ocorreu o principal momento de consolidação da ferramenta, período em que 493.489 páginas foram tramitadas no ambiente digital.
Em 2023, até o momento, já são 12.722 processos digitais, recorde absoluto em um único ano, com total de 347.448 páginas não impressas. A Secretaria de Finanças (Sefin) lidera o ranking de pastas que utilizam o sistema, seguida pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), primeira que aderiu a modernidade.
“Outra questão importante diz respeito aos servidores que faziam essa tramitação dos processos físicos. Esses profissionais passam a ter mais tempo para que possam desempenhar outras atividades. Desta forma, ocorre uma ressignificação do trabalho dessas pessoas. Todos acabam ganhando”, afirmou Eliana.